Repository logo
 
Publication

A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimento

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorBorges, Cátia Sofia Lopes de Freitas
dc.date.accessioned2017-01-06T11:37:34Z
dc.date.available2017-01-06T11:37:34Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical. O primeiro capítulo é constituído por uma breve passagem pela evolução do ensino especializado da música e da disciplina de Formação Musical, desde o início do séc. XX. É incluído neste relatório, uma apresentação da instituição que aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Conservatório de Música de Paredes. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores que são referências importantes no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta-se com o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimento”. O referido projeto tem como objetivo investigar estratégias de audição musical e analisar o efeito da sua aplicação no desenvolvimento das competências necessárias para uma proficiência auditiva eficaz. A investigação incidiu sobre uma turma de 6º grau (10º ano) do ensino articulado, do Conservatório de Música de Paredes e trata-se de uma investigação-ação. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas através da execução e análise de testes auditivos, da aplicação de possíveis estratégias facilitadoras do desenvolvimento auditivo, de uma observação direta e, ainda, da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos. Os resultados obtidos mostram alguma evolução das competências auditivas dos alunos, desde a aplicação das estratégias de audição musical.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of curricular unit of Supervised Teaching Practice in the Master of Music Education, in the field of Music Formation. The first chapter consists of a brief passage through the evolution of music specialized education and the discipline of ear training, in the last century. It also includes the presentation of the institution, which has agreed to be the host of supervised teaching practice – Conservatory of Music in Paredes. The second chapter presents a detailed reflection about the practice teaching, based on the experience acquired during the observed and taught classes. There has also been made a parallel approach with authors which are important references within the scope of Didactics and Pedagogy. Lastly, in the third chapter, we present a research project developed during the present school year, taking as its theme “Music listening – strategies for its development”. This project aims to investigate strategies for musical listening and analyse the effect of its application in development of skills needed for effective listening proficiency. The investigation has considered, 6th grade students (10th grade) of Articulate Education, from Conservatory of Music in Paredes and it’s a research action. This is to substantiate the exposed ideas through the execution and analysis of listening tests, by applying possible facilitative strategies of listening development, of a direct observation and also, by applying questionnaire surveys to students. The results that have been achieved show some progress of listening skills of students, since the application of music listening strategies.pt_PT
dc.identifier.tid201613980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9131
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEstratégias de para o desenvolvimento auditivopt_PT
dc.subjectEar trainingpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusical training strategiespt_PT
dc.titleA audição musical: estratégias para o seu desenvolvimentopt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Cátia Borges_2016.pdf
Size:
17.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: