Repository logo
 
Publication

A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorSamardjieva, Pétia
dc.contributor.authorSilva, Daniela Filipa Gonçalves da
dc.date.accessioned2017-07-31T17:37:23Z
dc.date.available2017-07-31T17:37:23Z
dc.date.issued2017-07-18
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, e divide-se em três capítulos, pretendendo fundamentalmente refletir sobre o percurso realizado pelo mestrando, ao longo do ano letivo 2016/2017. O primeiro capítulo constitui o Guião de Observação da Prática Musical, abrangendo a contextualização legislativa, a contextualização histórica e o plano educativo da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O segundo capítulo centra-se na Prática Educativa Supervisionada, contemplando a reflexão fundamentada da temática do papel do professor e da sua formação, da caracterização da disciplina e dos alunos intervenientes, conciliando as planificações das aulas lecionadas e os registos das aulas observadas. O terceiro e último capítulo contempla a descrição e a discussão do tema de investigação escolhido, que tem como objetivo problematizar e refletir sobre a influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical, destacando as principais posturas e exercícios respiratórios. Para aferir melhor a influência desta prática, optou-se por um estudo de âmbito qualitativo, tendo sido empregue a técnica de inquérito entrevista. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas a professores de yoga e a professores de instrumento musical de cordas do Ensino Especializado da Música, praticantes de yoga. A conclusão do estudo permite apresentar uma síntese dos resultados essenciais relativos aos benefícios da prática desta técnica, no âmbito do Ensino instrumental.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was implemented within the framework of the Master in Music Education at ESMAE/ESE Politécnico do Porto and is divided into three chapters, intending to reflect mostly on the path taken by the mastering student during the academic year 2016/2017. The first chapter constitutes the Musical Practice and Observation Guide, containing legislative and historical context and the educational plan of the Escola Profissional Artística do Vale do Ave. The second chapter focuses on the Supervised Educational Practice, contemplating a reflection about the teacher’s role and his training, the characterization of the subject and the intervening students, balancing the planned taught lessons and the records of the observed classes. The third and final chapter contemplates the description and discussion of the chosen research theme. It aims to discuss and reflect on the influence of yoga practice in teaching/learning an instrument, highlighting the main postures and breathing exercises. To better measure the influence of this practice, I opted for a qualitative study, more precisely the technique of interview inquiry. Semi-structured interviews were conducted with yoga teachers and with teachers of a stringed musical instrument, from the Specialized Music Education, who practice yoga. The conclusion allows presenting a synthesis of the key results related to the benefits of the practice of this technique in the field of instrumental teaching.pt_PT
dc.identifier.tid201721287pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10158
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectFormação e papel do professorpt_PT
dc.subjectYoga na educaçãopt_PT
dc.subjectYoga para músicospt_PT
dc.subjectInstrumento musicalpt_PT
dc.subjectPosturaspt_PT
dc.subjectExercícios respiratóriospt_PT
dc.subjectEducational practice
dc.subjectThe teachers role and training
dc.subjectYoga in education
dc.subjectYoga for musicians
dc.subjectMusical instrument
dc.subjectPostures
dc.subjectBreathing exercises
dc.titleA influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Violoncelopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Daniela_Silva_MEM_2017.pdf
Size:
3.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: