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Abstract(s)
O presente documento constitui um dos resultados a que pode conduzir o trabalho de
quem se ocupou e continua a ocupar, por dever de ofício e durante vários anos, do ensino, a
vários níveis, de desenho de sistemas de som, de instalação e afinação de sistemas de som, de
captação e gravação de som ao vivo e em estúdio, de operação de som ao vivo, de edição e
mistura de som, de automação e de sonoplastia, em diversas áreas do espectáculo, tais como
teatro, dança e música, e de quem estuda e se interessa por direccionalidade do som,
espacialização sonora e localização de fontes sonoras.
Dada a importância cada vez mais crescente que o desenho de som tem vindo a ter na
produção de um espectáculo, pareceu ser oportuno realizar-se o presente trabalho sobre o
desenho de som do concerto realizado pela Orquestra Clássica de Espinho, dirigida pelo
maestro Rui Pinheiro e acompanhada pelo bandoneonista Carel Kraayenhof, no dia 25 de
Julho de 2014, na Praça Dr. José Salvador, em frente à Câmara Municipal de Espinho.
Ao longo das páginas que se seguem tenta-se fazer uma análise e descrição do objecto
de estudo, contextualizando-se, em primeiro lugar, a realização do concerto e apresentando-se
de forma sucinta os intervenientes principais, assim como o repertório seleccionado.
Em seguida, tenta-se fazer, de uma forma lógica, cronológica e exaustiva, uma
descrição dos pontos considerados importantes no desenvolvimento de um desenho de som,
desde a realização de reuniões até ao desenho do sistema de sonorização, passando pela
elaboração da implantação da orquestra no palco e pela elaboração da ficha técnica da
orquestra.
Por último, aborda-se o processo de montagem, de programação e de afinação do
sistema de sonorização, assim como a operação de som.
Mostrar como se desenvolve um desenho de som de um espectáculo musical é, pois, o
grande objectivo deste documento.