Repository logo
 
Publication

A aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º graus: um contributo didático

dc.contributor.advisorCampos, Manuel António Veríssimo de
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorOliveira, Paulo
dc.contributor.authorDias, João Tiago de Almeida
dc.date.accessioned2016-12-12T14:51:16Z
dc.date.available2016-12-12T14:51:16Z
dc.date.issued2015-07-09
dc.descriptionRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractEste relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação do Ensino da Música e encontra-se dividido em três capítulos, referentes a duas áreas fundamentais: a) prática pedagógica; b) projecto de investigação. Ao longo dos dois primeiros capítulos foi incluída uma descrição reflexiva sobre a prática pedagógica observada e detalhes da prática educativa supervisionada. O terceiro capítulo descreve o projecto de investigação desenvolvido, que pretendeu explorar uma ideia antiga de elaboração de um método de iniciação a 4 baquetas exclusivamente direccionado para crianças nos graus de ensino do 1º e 2º graus. Pretendeu-se com este projecto desenvolver um método que colmate um défice de reportório e literatura para percussão nestas faixas educativas, estabelecendo um novo método de ensino efectivo. A nível metodológico utilizou-se uma abordagem qualitativa, aplicando a técnica de inquérito questionário aos professores de Percussão que foram convidados a testar o método com os seus alunos. No âmbito da problemática da didáctica específica da Música, as conclusões do estudo corroboram a pertinência e utilidade da elaboração e aplicabilidade deste método.pt_PT
dc.description.abstractThis report refers to the work developed during the Master Course of Music in Education and is organized in three chapters that refer to two main domains: a) pedagogical practice; b) research project. During the first two chapters, a reflective description about the pedagogical practice observed and conducted was undertaken. The third chapter describes the research project developed, which tried to explore an old idea about the elaboration of a method for percussion initiation with 4 sticks exclusively directed to children in 1st and 2nd degrees. The main aim was to contribute to fill a literature gap and to establish an effective method to teach percussion in this setting. The methodology followed a qualitative approach through the application of a survey to the teachers of percussion that were invited to test the method. In the scope of the specific problems related with music teaching, the study findings add evidence to the relevance and usefulness of further development and applicability of this method.pt_PT
dc.identifier.tid201338335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8758
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectDidática específica da músicapt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectIniciação a 4 baquetaspt_PT
dc.subjectMarimbapt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectMusic education
dc.subjectDidactic skills in music education
dc.subjectAutonomy
dc.subjectPercussion
dc.subjectInitiation to four sticks
dc.titleA aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º graus: um contributo didáticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoaoDias_2015.pdf
Size:
13.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoaoDias_Resumos_2015.pdf
Size:
78.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: