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- O ensino colectivo como complemento à aprendizagem individual: criação de ensemble de contrabaixo de cordas para o 2º e 3º ciclosPublication . Fidalgo, José Manuel da Silva de Oliveira; Pertzborn, Florian; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente relatório descreve todas as actividades realizadas ao longo do ano no Conservatório de Música do Porto, no âmbito da prática educativa desenvolvida no ensino de Contrabaixo de Cordas. O Estágio Supervisionado abriu oportunidades para reflectir acerca dos modelos pedagógicos que melhor servirão a prática de ensino individual de instrumento. A preocupação em reforçar o interesse dos alunos mais jovens pela aprendizagem musical levou ao desenvolvimento de um Projecto de Intervenção onde se procurou criar soluções que pudessem ajudar à motivação dos alunos para o estudo do instrumento que tocam. A aprendizagem no Contrabaixo, pelas suas características físicas, torna-se, geralmente, mais lenta do que nos outros elementos da família instrumental à qual pertence. Na ausência de resultados imediatos, não é raro os alunos que o estudam na fase de pós-iniciação demonstrarem algum desinteresse pela disciplina. A ideia de um Ensemble de Contrabaixos dirigido a alunos que se encontram numa fase em que, habitualmente, se mostram menos focados nas suas actividades diárias, teve por objectivo criar um complemento à prática individual de instrumento. Para isso, desenvolveu-se um plano de acção, seguindo uma metodologia de Investigação-acção, o que permitiu a intervenção do investigador, não só como orientador, mas também como mediador. Desde o início do projecto houve a consciência de que a adopção de uma postura construtivista (ainda mais do que numa aula individual) se adequa melhor a uma aula colectiva, pois uma pedagogia direccionada para este tipo de ensino necessita, obrigatoriamente, de um espírito aberto, flexível, atento às características de cada aluno, para que essa aula funcione. Num contexto de ensino colectivo, o papel do professor de grupo exige a prática de uma estratégia de ensino diferenciado, que possa conduzir a uma aprendizagem eficaz, tornando, ao mesmo tempo, as aulas interessantes. O professor está pronto a resolver os problemas dos alunos e a apoiá-los em qualquer momento. Além disso, incentiva os alunos à competição saudável, à crítica construtiva e à interacção entre colegas. Na busca de estratégias que levem a uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem musical, não se podem ignorar os benefícios do ensino colectivo de instrumento, que podem ser aplicados em qualquer actividade em grupo, mesmo de formação homogénea. Para que a aula colectiva de instrumento funcione, é necessário que os participantes estejam suficientemente habilitados, de modo a compreender os desafios que lhes são colocados e também que se identifiquem uns com os outros. No grupo, também os aspectos psicossociais exercem a sua influência na aprendizagem musical, no sentido em que a convivência e interacção com os colegas são dos factores que mais contribuem para a motivação.
- Das Vokalensemble: criação, concepção e desenvolvimento do projecto - um ensemble vocalPublication . Figueiredo, Mareike Sindermann de; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste trabalho incide sobre a Prática Pedagógica no Conservatório de Música do Porto e o Projecto de Intervenção realizado na Deutsche Schule zu Porto no ano lectivo de 2014/2015. Neste relatório são apresentadas as observações concretizadas nas aulas de canto lírico do Conservatório de Música do Porto e a análise das metodologias utilizadas nas aulas leccionadas de canto jazz e combo, fruto dos contributos de diversos autores de livros e métodos que tentam transmitir a linguagem jazzística, até então só transmitida oralmente e auditivamente através de gravações e concertos, e dos anos de experiência a leccionar e a frequentar inúmeros seminários e workshops. Encontram-se igualmente descritas as experiências vivenciadas durante a Prática Pedagógica, através de descrições e reflexões de aulas leccionadas. No último capítulo encontra-se descrito o Projecto de Intervenção realizado na Deutsche Schule zu Porto com um grupo de alunas no âmbito da disciplina extracurricular de canto coral. É realizada uma revisão bibliográfica, no que diz respeito aos benefícios do canto coral, a partir de vários artigos científicos. A descrição sobre o processo, a cronologia dos acontecimentos, a interacção e os resultados apresentados é caracterizada nas distintas fases do projecto. Por fim, na conclusão, é explanada uma auto-avaliação da Prática Pedagógica e uma reflexão sobre o futuro da educação no século XXI.
- Semana Aberta do Jazz´15: implementação de hábitos de audição de música jazz ao vivoPublication . Rodrigues, Fernando da Costa; Marques, José Telmo Rodrigues; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Peixinho, CatarinaO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação, acerca do estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo 2014/2015, no Conservatório de Música de Coimbra na disciplina de Instrumento – Piano Jazz do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz. Pretendeu-se para além de coligir toda a informação relevante, procurar elaborar em simultâneo um texto reflexivo sobre o estágio, e toda o processo ensino-aprendizagem envolvido. O relatório encontra-se dividido em três grande capítulos. No primeiro, pode encontrar-se toda a informação acerca da instituição de ensino onde foi realizado o estágio, nomeadamente, a sua história, a sua caracterização, a comunidade educativa, a oferta educativa, o projeto educativo, a informação acerca do curso profissional e as atividades escolares e artísticas desenvolvidas. O segundo capítulo, diz respeito à prática educativa. Aqui, pode encontrar-se a caracterização dos alunos, os relatórios das aulas lecionadas e observadas, uma breve análise do percurso individual dos alunos e, por último, a reflexão acerca da prática educativa supervisionada. No terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção denominado de Semana Aberta do Jazz´15: Implementação de Hábitos de Audição de Música Jazz ao Vivo. Este projeto tinha como principal objetivo a implementação de hábitos de audição de música ao vivo, nomeadamente, Música Jazz, tendo como objectivo o reforço da motivação para a aprendizagem musical, principalmente, dos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz. Os resultados obtidos revelaram que este tipo de iniciativas, para além, de se mostrarem fundamentais na motivação e no desenvolvimento musical dos alunos, são essenciais para fomentar o interesse na audição regular de música ao vivo. Destacou-se a assiduidade reduzida dos encarregados de educação nas atividades desenvolvidas pelos seus Educandos.
- Relatório de estágioPublication . Castro, Luís Carlos Pinto de; Marques, José Telmo Rodrigues; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste é um trabalho de síntese e de reflexão sobre o percurso realizado pelo autor, ao longo do ano letivo de 2014/2015, nas Unidades Curriculares de Prática Educativa I, II e Relatório de Estágio, no âmbito do mestrado em Ensino da Música realizado na ESE/ESMAE. Para o efeito foi realizado um estágio no Conservatório de Música de Jobra com observação de aulas, e prática educativa supervisionada a alunos do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz. Este documento contém a descrição dessas atividades, assim como uma reflexão à luz dos saberes adquiridos no âmbito deste mestrado. No presente documento é também descrito um projeto de investigação, realizado pelo mesmo autor, no âmbito da Unidade Curricular Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo deste projeto consiste na pertinência da utilização do aparelho TC- Helicon Voice Live 3 como ferramenta pedagógica para as aulas de Canto-Jazz.
- Relatório de prática educativaPublication . Pereira, Francisco António; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. O presente relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é relativa à Observação em Contexto Educativo realizado nas aulas do Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música do Porto. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda a componente prática do estágio realizado numa classe de conjunto da variante Jazz do Conservatório de Música do Porto. O terceiro e último capitulo deste trabalho aborda um projeto de intervenção, realizado no Conservatório, que relata e analisa um projeto dos docentes de Jazz da escola intitulado Jazz no CMP. Por fim, as minhas conclusões e reflexões finais sobre a Prática Educativa e o papel da docência no Jazz e o Ensino da Música.
- A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivoPublication . Almeida, Fábio Alves de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Martins, João; Santos, MárioO principal objetivo deste relatório prende‐se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: O primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento-Saxofone do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do CMJ, e por fim, a última evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Laboratório de Improvisação” como oferta complementar para alunos do regime articulado e supletivo do 6ºgrau no ensino clássico do CRMVR, assim como referentes reflexões sobre problemáticas na sua criação, assim como outras descobertas durante o ano lectivo. Partindo de um design metodológico de abordagem de investigacao‐ação, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Laboratório de Improvisação”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito questionário aos alunos. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à improvisação, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi proposto aos alunos responder a um questionário de uma forma anónima, com perguntas de resposta direta, para confrontação de posições extremas, e perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos. As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que improvisação mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte dos alunos seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.
- A motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadorasPublication . Lis Álvarez, Virginia Rosalia; Pinto, Nuno Fernandes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Pereira, VítorEste Relatório de Estágio pretende descrever as experiências vividas, quer durante as sessões observadas, quer na lecionação das aulas supervisionadas. Começamos por descrever o contexto no qual decorrerá a atividade letiva, definimos o perfil escolar e psicológico dos alunos envolvidos e apresentamos o programa proposto para cada um deles. Após esta apresentação, é incluída a descrição das aulas, observadas e lecionadas, as atividades realizadas, planificações das mesmas e avaliação do nível de desempenho do aluno. Uma vez feita esta descrição, levamos a cabo a parte mais enriquecedora: a reflexão sobre os conhecimentos desenvolvidos e os progressos sentidos durante o percurso deste estágio. Para além disso, o presente relatório de estágio inclui um projeto de investigação que procura dar respostas a uma problemática comum a todo o sistema de ensino especializado de música: a motivação. Pretende fazê‐lo no caso concreto da didática do clarinete e a partir de uma dupla perspetiva: por um lado, desde o ponto de vista do aluno, tanto do ensino básico e secundário como do ensino superior; e por outro, desde o ponto de vista do docente. A pretensão deste projeto de investigação é, partindo da informação dada por cem inquiridos (alunos e professores, recolhida por médio de questionários específicos para cada uma das amostras: alunos, alunos do ensino superior e professores), a de construir estratégias motivadoras que possam servir a qualquer professor de clarinete.
- A aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º graus: um contributo didáticoPublication . Dias, João Tiago de Almeida; Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, PauloEste relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação do Ensino da Música e encontra-se dividido em três capítulos, referentes a duas áreas fundamentais: a) prática pedagógica; b) projecto de investigação. Ao longo dos dois primeiros capítulos foi incluída uma descrição reflexiva sobre a prática pedagógica observada e detalhes da prática educativa supervisionada. O terceiro capítulo descreve o projecto de investigação desenvolvido, que pretendeu explorar uma ideia antiga de elaboração de um método de iniciação a 4 baquetas exclusivamente direccionado para crianças nos graus de ensino do 1º e 2º graus. Pretendeu-se com este projecto desenvolver um método que colmate um défice de reportório e literatura para percussão nestas faixas educativas, estabelecendo um novo método de ensino efectivo. A nível metodológico utilizou-se uma abordagem qualitativa, aplicando a técnica de inquérito questionário aos professores de Percussão que foram convidados a testar o método com os seus alunos. No âmbito da problemática da didáctica específica da Música, as conclusões do estudo corroboram a pertinência e utilidade da elaboração e aplicabilidade deste método.