Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º graus: um contributo didático

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoaoDias_2015.pdf13.37 MBAdobe PDF Download
DM_JoaoDias_Resumos_2015.pdf78.51 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação do Ensino da Música e encontra-se dividido em três capítulos, referentes a duas áreas fundamentais: a) prática pedagógica; b) projecto de investigação. Ao longo dos dois primeiros capítulos foi incluída uma descrição reflexiva sobre a prática pedagógica observada e detalhes da prática educativa supervisionada. O terceiro capítulo descreve o projecto de investigação desenvolvido, que pretendeu explorar uma ideia antiga de elaboração de um método de iniciação a 4 baquetas exclusivamente direccionado para crianças nos graus de ensino do 1º e 2º graus. Pretendeu-se com este projecto desenvolver um método que colmate um défice de reportório e literatura para percussão nestas faixas educativas, estabelecendo um novo método de ensino efectivo. A nível metodológico utilizou-se uma abordagem qualitativa, aplicando a técnica de inquérito questionário aos professores de Percussão que foram convidados a testar o método com os seus alunos. No âmbito da problemática da didáctica específica da Música, as conclusões do estudo corroboram a pertinência e utilidade da elaboração e aplicabilidade deste método.
This report refers to the work developed during the Master Course of Music in Education and is organized in three chapters that refer to two main domains: a) pedagogical practice; b) research project. During the first two chapters, a reflective description about the pedagogical practice observed and conducted was undertaken. The third chapter describes the research project developed, which tried to explore an old idea about the elaboration of a method for percussion initiation with 4 sticks exclusively directed to children in 1st and 2nd degrees. The main aim was to contribute to fill a literature gap and to establish an effective method to teach percussion in this setting. The methodology followed a qualitative approach through the application of a survey to the teachers of percussion that were invited to test the method. In the scope of the specific problems related with music teaching, the study findings add evidence to the relevance and usefulness of further development and applicability of this method.

Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

Keywords

Ensino da música Didática específica da música Autonomia Iniciação a 4 baquetas Marimba Percussão Music education Didactic skills in music education Autonomy Percussion Initiation to four sticks

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License