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Os repositórios digitais da produção técnico-cientifica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: uma análise da comunicação cientifica no ambiente virtual

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de
dc.contributor.authorTsu, Maria Aparecida Andrade de Oliveira
dc.date.accessioned2019-03-16T12:32:16Z
dc.date.available2020-11-23T01:30:20Z
dc.date.issued2018-11-21
dc.description.abstractEssa pesquisa abrange a área de Sistemas de Informação e tem como foco os repositórios digitais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil como ambiente virtual de acesso aberto para comunicação científica e preservação da memória institucional. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso, centrado nos repositórios digitais (RD) dos IFs do Brasil, no período entre 2012 a 2017. No processo de coleta e análise de dados adotou-se uma abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em três etapas. A primeira foi a qualificação e quantificação, até a data, dos sítios dos IFs com RD, o que delimitou o escopo da pesquisa aos RD dos seguintes IFs: Amazonas (IFAM); Goiás (IFG); Paraíba (IFPB); Piauí (IFPI); Rio Grande do Norte (IFRN) e Sergipe (IFS). A segunda etapa coletou e analisou os dados por verificação direta nos sítios dos RD de acordo parâmetros pré-determinados. A abordagem nas duas primeiras etapas foi essencialmente quantitativa. ExcelTM e SimilarWeb foram os software usados na coleta, armazenamento e análise dos dados disponíveis em cada RD das instituições. A terceira etapa, a análise quantitativa e qualitativa dos RD, foi feita com SimilarWeb, entre fevereiro e abril de 2018, através do mecanismo de busca do Google. Apesar do número de RD seja muito inferior a quantidade de IFs nas cinco regiões do Brasil, foi possível identificar que os RD dos IFs se comportam como ambiente de preservação da produção técnico-científica e da memória institucional e sua importância no processo de intercâmbio científica e acadêmica, pois possuem exclusivamente documentos de servidores e alunos da instituição, contabilizando um percentual de 99,08% de acesso aberto, o que colabora com o Movimento de Acesso Aberto. O corolário na execução dessas etapas foi o desenvolvimento do “Gestor de Repositório Institucional” ̶ dashboard estratégico ̶ para análise de desempenho dos repositórios dos IFs.pt_PT
dc.description.abstractThis research covers the area of Information Systems and focuses on the digital repositories of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs) of Brazil as a virtual open access environment of for scientific communication and preservation of institutional memory. The research methodology was the case study, centered on the digital repositories (DR) of the Brazilian IFs, in the period between 2012 to 2017. In the process of data collection and analysis, a mixed approach -- quantitative and qualitative -- was adopted. The work was carried out in three stages. The first was the qualification and quantification of the FIs with DRs to the present days and delimited the scope of the research to DRs of the following IFs: Amazonas (IFAM); Goiás (IFG); Paraíba (IFPB); Piauí (IFPI); Rio Grande do Norte (IFRN) and Sergipe (IFS). The second stage collected and analyzed the data by direct verification in the DR sites according to predetermined parameters. The approach in the first two steps was essentially quantitative. ExcelTM and SimilarWeb were the software used in the collection, storage and analysis of data available in each DR of the institutions. The third step, the quantitative and qualitative analysis of DR, by SimilarWeb, occurred between February and April 2018, using Google's search engine. Although the number of DR is much lower than the number of FIs in the five regions of Brazil, it was possible to identify that the DR [of the FIs] behave as an environment for the preservation of technical-scientific production and institutional memory and showed their importance in scientific and academic endeavors, as it is where the data on the staff and students of the institution are stored and accounting for 99,08% in this environment, as defined by the Open Access Movement. The corollary in the execution of these steps was the development of “Gestor de Repositório Institucional” ̶ the strategic dashboard ̶ for the performance analysis of the FI repositories.pt_PT
dc.identifier.tid202192938pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13009
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação cientificapt_PT
dc.subjectRepositório digitalpt_PT
dc.subjectRepositório institucionalpt_PT
dc.subjectSistemas de informaçãopt_PT
dc.subjectArquivos abertospt_PT
dc.subjectPainel de controlept_PT
dc.subjectDigital repositorypt_PT
dc.subjectOpen archivespt_PT
dc.subjectDashboardpt_PT
dc.subjectScientific communicationpt_PT
dc.subjectInstitutional repositorypt_PT
dc.subjectInformation systempt_PT
dc.titleOs repositórios digitais da produção técnico-cientifica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: uma análise da comunicação cientifica no ambiente virtualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

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Dissertacao_Maria Aparecida A O Tsu_2 ano Assessoria de Adm_final_22_11_2018.pdf
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