Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.advisorEsteves, Susana
dc.contributor.authorFerreira, Maria Manuel Pereira
dc.date.accessioned2018-07-30T11:44:11Z
dc.date.available2018-07-30T11:44:11Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge como o culminar de um longo processo de crescimento da mestranda a nível pessoal e profissional. Deste modo, irá ser apresentada uma análise descritiva e reflexiva do percurso da estagiária realizado ao longo da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A ação educativa foi sustentada não só pelos pressupostos teóricos e legais estudados ao longo da formação contínua da mestranda, mas também pela prática levada a cabo nos contextos de creche e pré-escolar. Ao longo de todo este processo foi realizada uma aproximação à metodologia de investigação-ação na qual a mestranda se socorreu de processos educativos como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. O presente documento é baseado na procura da realização de uma pedagogia da infância centrada nos princípios preconizados pelos modelos construtivistas, que colocam a criança no centro da ação educativa, como principal agente da sua própria aprendizagem. Deste modo, irão ser analisadas as ações realizadas pela mestranda de modo a perceber todas as suas aprendizagens, erros e conquistas e quais as competências profissionais alcançadas através das diversas estratégias de formação realizadas.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is the fruit of a personal and professional growth. It is a descriptive and reflexive analysis of the intern's academic path in Prática Educativa Supervisionada I and II from Mestrado in Educação Pré-Escolar. The educational action was suported not only by theoretical and legal assumptions studied during the intern's continuous avaluation but also by the practice in daycare and kindergarden contexts. During this process an aproximation to action-investigation methodology was made in which the student used educational processes such as observation, planification, action, avaluation and reflexion. This document is based on the realization of an infance pedagogy centered on the principals recommended by the constructivist models that put the child in the center of the educational action as the principal agent of its own learning process. The intern's actions will be analised in order to comprehend her learning progresses, errors and conquists and which professional competences were reached through which the different formation strategies were realized.pt_PT
dc.identifier.tid201974061
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11790
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectKindergarden Educationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectReflexionpt_PT
dc.titleRelatório de estágio da prática educativa supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaFerreira_2018.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: