Repository logo
 
Publication

O Coaching no processo de ensino-aprendizagem: O estudante como ator principal na sua aprendizagem – descoberta de um caminho

dc.contributor.authorFaria, Paula Cristina
dc.contributor.authorPinto, Marta
dc.date.accessioned2024-12-03T16:33:08Z
dc.date.available2024-12-03T16:33:08Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO sucesso académico está cada vez mais ancorado à demonstração efetiva da aquisição de competências e à capacidade de utilização dessas competências na resolução de problemas reais. O estudante deve assumir cada vez mais um papel ativo na sua aprendizagem saindo da atitude de mero recetor de conteúdos, para a busca ativa e efetiva de conhecimentos relevantes para os desafios encontrados e os objetivos da aprendizagem. O papel ativo dos estudantes na aprendizagem e no trabalho em equipa favorecem o desenvolvimento de competências fortemente valorizadas pelas entidades empregadoras, como a comunicação, o trabalho individual e em equipa, o pensamento crítico e a tomada de decisão (competências transversais ou soft skills). No curso de Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), mais especificamente na Unidade Curricular de Educação Clínica II, temos vindo a implementar o modelo de Orientação Tutorial (OT) como metodologia ativa para a aprendizagem. Nas aulas de tipologia OT pretende-se que os alunos façam uma análise crítica sobre as suas competências enquanto são apresentadas ferramentas que potenciam objetivos para o crescimento individual enquanto estudantes de terapia da fala. O objetivo deste estudo é verificar o impacto da utilização do Coaching, durante o processo de OT com os estudantes, a partir da análise das suas reflexões individuais. O estudo que aqui se apresenta assenta numa abordagem qualitativa e coloca a ênfase na perceção dos estudantes do 3º ano de Terapia da Fala ao nível das competências definidas: competências intrapessoais, competências interpessoais, competências sistémicas e competências instrumentais. Com os resultados obtidos pela análise das reflexões individuais dos estudantes pretendemos contribuir para apoiar e orientar os docentes na melhoria das suas práticas pedagógicas com modelos ajustados às necessidades atuais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFaria, P. C., & Pinto, M. J. (2021). O Coaching no processo de ensino-aprendizagem: O estudante como ator principal na sua aprendizagem – descoberta de um caminho. CNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 97.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26613
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2021/08/Livro_Resumos_CNaPPES.pdfpt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectFerramentas de Coachingpt_PT
dc.subjectSoft skillspt_PT
dc.titleO Coaching no processo de ensino-aprendizagem: O estudante como ator principal na sua aprendizagem – descoberta de um caminhopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNamede Sousa Pinto
person.givenNameMarta Joana
person.identifier.ciencia-idF81C-6528-7BA2
person.identifier.orcid0000-0003-3900-0481
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
POSTER_Paula Faria.pdf
Size:
277.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: