Repository logo
 
Publication

A motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadoras

dc.contributor.advisorPinto, Nuno Fernandes
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorPereira, Vítor
dc.contributor.authorLis Álvarez, Virginia Rosalia
dc.date.accessioned2016-12-15T13:48:50Z
dc.date.available2016-12-15T13:48:50Z
dc.date.issued2015-07-09
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio pretende descrever as experiências vividas, quer durante as sessões observadas, quer na lecionação das aulas supervisionadas. Começamos por descrever o contexto no qual decorrerá a atividade letiva, definimos o perfil escolar e psicológico dos alunos envolvidos e apresentamos o programa proposto para cada um deles. Após esta apresentação, é incluída a descrição das aulas, observadas e lecionadas, as atividades realizadas, planificações das mesmas e avaliação do nível de desempenho do aluno. Uma vez feita esta descrição, levamos a cabo a parte mais enriquecedora: a reflexão sobre os conhecimentos desenvolvidos e os progressos sentidos durante o percurso deste estágio. Para além disso, o presente relatório de estágio inclui um projeto de investigação que procura dar respostas a uma problemática comum a todo o sistema de ensino especializado de música: a motivação. Pretende fazê‐lo no caso concreto da didática do clarinete e a partir de uma dupla perspetiva: por um lado, desde o ponto de vista do aluno, tanto do ensino básico e secundário como do ensino superior; e por outro, desde o ponto de vista do docente. A pretensão deste projeto de investigação é, partindo da informação dada por cem inquiridos (alunos e professores, recolhida por médio de questionários específicos para cada uma das amostras: alunos, alunos do ensino superior e professores), a de construir estratégias motivadoras que possam servir a qualquer professor de clarinete.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report aims to describe the experiences, either during the sessions observed, or in teaching of supervised lessons. First, we start by describing the context in which the teaching activity is developed, define the educational and psychological profile of the students involved and present the proposed program for each student. After this presentation, we will make the description of the classrooms, observed and taught, including the activities done, their lesson plans and assessment of student performance level. Once this description is made, we carry out the most enriching part: the reflection on the developed knowledge and the improvements that we had felt during this stage. Furthermore, the present report includes a stage of research project sought to respond to a particular problem: motivation. It intends to do so in this case of teaching clarinet and from a double perspective: on the one hand, from the point of view of the student or the school education or higher education; and on the other hand, from the teacher's point of view. This paper explores the issue of motivation in music learning, especially clarinet learning. The main intention of this research is based on the information given by one hundred respondents (students and teachers, gathered by means of specific questionnaires for each sample: students, higher education students and teachers) to build motivating strategies that can serve any clarinet teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201343436pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8826
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectMotivação no Ensino da Músicapt_PT
dc.subjectFatores e estratégias motivadoraspt_PT
dc.subjectFormas de Atuação Pedagógicaspt_PT
dc.subjectRelatório de Estágiopt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectMusic education
dc.subjectMotivation
dc.subjectMotivation strategies and factors
dc.subjectModels of pedagogical action
dc.subjectPedagogical practice
dc.subjectClarinet
dc.titleA motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadoraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Ramo: Instrumento - Especialidade: Clarinetept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_VirginiaLisAlvarez_2015.pdf
Size:
2.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_VirginiaLisAlvarez_Resumo_2015.pdf
Size:
54.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: