Publication
A motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadoras
dc.contributor.advisor | Pinto, Nuno Fernandes | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Vítor | |
dc.contributor.author | Lis Álvarez, Virginia Rosalia | |
dc.date.accessioned | 2016-12-15T13:48:50Z | |
dc.date.available | 2016-12-15T13:48:50Z | |
dc.date.issued | 2015-07-09 | |
dc.description.abstract | Este Relatório de Estágio pretende descrever as experiências vividas, quer durante as sessões observadas, quer na lecionação das aulas supervisionadas. Começamos por descrever o contexto no qual decorrerá a atividade letiva, definimos o perfil escolar e psicológico dos alunos envolvidos e apresentamos o programa proposto para cada um deles. Após esta apresentação, é incluída a descrição das aulas, observadas e lecionadas, as atividades realizadas, planificações das mesmas e avaliação do nível de desempenho do aluno. Uma vez feita esta descrição, levamos a cabo a parte mais enriquecedora: a reflexão sobre os conhecimentos desenvolvidos e os progressos sentidos durante o percurso deste estágio. Para além disso, o presente relatório de estágio inclui um projeto de investigação que procura dar respostas a uma problemática comum a todo o sistema de ensino especializado de música: a motivação. Pretende fazê‐lo no caso concreto da didática do clarinete e a partir de uma dupla perspetiva: por um lado, desde o ponto de vista do aluno, tanto do ensino básico e secundário como do ensino superior; e por outro, desde o ponto de vista do docente. A pretensão deste projeto de investigação é, partindo da informação dada por cem inquiridos (alunos e professores, recolhida por médio de questionários específicos para cada uma das amostras: alunos, alunos do ensino superior e professores), a de construir estratégias motivadoras que possam servir a qualquer professor de clarinete. | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report aims to describe the experiences, either during the sessions observed, or in teaching of supervised lessons. First, we start by describing the context in which the teaching activity is developed, define the educational and psychological profile of the students involved and present the proposed program for each student. After this presentation, we will make the description of the classrooms, observed and taught, including the activities done, their lesson plans and assessment of student performance level. Once this description is made, we carry out the most enriching part: the reflection on the developed knowledge and the improvements that we had felt during this stage. Furthermore, the present report includes a stage of research project sought to respond to a particular problem: motivation. It intends to do so in this case of teaching clarinet and from a double perspective: on the one hand, from the point of view of the student or the school education or higher education; and on the other hand, from the teacher's point of view. This paper explores the issue of motivation in music learning, especially clarinet learning. The main intention of this research is based on the information given by one hundred respondents (students and teachers, gathered by means of specific questionnaires for each sample: students, higher education students and teachers) to build motivating strategies that can serve any clarinet teacher. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201343436 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8826 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da música | pt_PT |
dc.subject | Motivação no Ensino da Música | pt_PT |
dc.subject | Fatores e estratégias motivadoras | pt_PT |
dc.subject | Formas de Atuação Pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Clarinete | pt_PT |
dc.subject | Music education | |
dc.subject | Motivation | |
dc.subject | Motivation strategies and factors | |
dc.subject | Models of pedagogical action | |
dc.subject | Pedagogical practice | |
dc.subject | Clarinet | |
dc.title | A motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadoras | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Ramo: Instrumento - Especialidade: Clarinete | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: