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Abstract(s)
Os estudos nacionais e internacionais respeitantes à participação das famílias nos serviços de intervenção precoce conduziram a um projeto de investigação em que se pretende compreender a participação das famílias nos apoios prestados pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI), do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI). Desta forma, foram entrevistados familiares de crianças, entre os zero e os seis anos de idade, cumprindo os critérios de elegibilidade para integrarem estas equipas, pretendendo identificar o que é que as famílias entendem por participação ativa e como é que estas famílias participam em todos os momentos da intervenção, de acordo com o que são as Práticas Centradas na Família, bem como identificar os facilitadores e as barreiras à participação ativa das famílias, de forma a ajudar os profissionais a identificar as técnicas e as estratégias que mantêm os pais participantes ativos nos apoios prestados pelas Equipas Locais de Intervenção. Para a recolha dos dados foram utilizados uma entrevista e um questionário, a Enabling Practices Scale. O guião de entrevista foi desenvolvido pela autora, de acordo com a recolha bibliográfica previamente efetuada e com a sua prática profissional em intervenção precoce, ao longo dos últimos anos. Paralelamente, a autora utilizou a Enabling Practices Scale, para preenchimento pelos familiares aquando o final da sua entrevista. O instrumento selecionado surgiu da recolha e análise bibliográfica acerca dos instrumentos de avaliação disponíveis sobre o tema. A recolha de dados decorreu entre março e dezembro de 2016, tendo sido contactados um total de vinte familiares das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Neste artigo, pretendemos apresentar os resultados obtidos com as entrevistas realizadas e com o preenchimento da Enabling Practices Scale pelos familiares, caracterizando a perceção da participação das famílias, pelos próprios acerca dos apoios que lhes são prestados pelas Equipas Locais de Intervenção Precoce.
Description
Keywords
Intervenção precoce Família Participação ativa Facilitadores Barreiras
Citation
Pinto, M. J. d. S., & Serrano, A. M. (2017). Caracterização da participação das famílias no apoio pelas equipas locais de intervenção. In U. d. Minho, I. d. Educação, C. d. I. e. Educação, & U. Minho (Eds.), Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Vol. II – Resumos por áreas temáticas, pp. 442). https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/52376/2/Livro%20do%20Programa%20e%20Resumos%20das%20Comunicações%20do%20XIV%20Congresso%20Internacional%20Galego-Português%20de%20Psicopedagogia%20-Vol.%202%20–%20Por%20áreas%20temáticas%20.pdf
Publisher
Universidade do Minho; Instituto de Educação; Centro de Investigação em Educação Universidade Minho