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- The impact of digitalisation on entrepreneurshipPublication . Oliveira, Xavier; Silva, PedroThis article intends to analyse and critically discuss the state of the art of scientific literature concerning digitalisation and its impact on entrepreneurship. The study adopts a systematic literature review, relating the concepts, studying their impact on economic development, and enumerating the variables that may serve as indicators. Data was collected using the Prism method, which allowed a total of 561 articles (from 2006 to 2022) which 13 were used for analysis. The article guides researchers towards a better understanding of the concepts through the systematisation of several investigations carried out so far, also allowing the delineation of the relations between both and their impact on economic development. The articles are clustered into the following themes: i) the relationship between entrepreneurship and digitalisation; ii) the impact of digitalisation and entrepreneurship on economic development; iii) variables that may serve as gauges of the impact on economic development.
- MAQUITEX 2015 - Feira de máquinas, tecnologia e acessórios para a indústria têxtil, de confeção, vestuário e bordadosPublication . Silva, PedroO objetivo deste trabalho é a realização de um estudo de caso sobre a organização de feiras e exposições b2b. Para isso, utilizou-se como base de estudo a Maquitex - Feira de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria Têxtil, de Confeção, Vestuário e Bordados. Este estudo de caso representa uma abordagem metodológica de investigação, utilizando múltiplas fontes de evidência qualitativas (aplicação prática de conhecimentos, observação, entrevistas) e quantitativa (breve análise através de inquéritos). Neste estudo pode perceber-se a importância do papel da organização na elaboração de uma feira e/ou exposição b2b, observando-se uma organização baseada numa sequência de quatro fases, a saber: (1) iniciação ao projeto feira; (2) planeamento; (3) execução e controlo; e (4) encerramento. Além disso, verifica-se também a relevância de uma organização assente numa estratégia focada em dois públicos paralelos: os expositores e os visitantes. Em cada uma das fases, apresentam-se detalhes pertinentes para atender simultaneamente aos interesses dos expositores e dos visitantes, promovendo a máxima interação entre ambos. Na prática, este estudo poderá ser um excelente contributo para os organizadores de feiras, disponibilizando um conjunto de informações importantes para o lançamento e estruturação de uma feira.