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- Empresa como espaço de aprendizagemPublication . Silva, MarleneO mercado tem exigido cada vez mais aos profissionais de forma a estes desenvolverem o seu potencial e a sua formação contínua. Paralelamente, as empresas já perceberam que o seu êxito assenta em recursos humanos qualificados e na retenção de talentos, e por isso, é essencial dar especial atenção ao desenvolvimento de cada elemento da sua equipa. Esta consciência sobre a importância do desenvolvimento contínuo veio ajudar as empresas a assumir o compromisso de enriquecer os seus quadros através do investimento na formação, naturalmente adaptada às especificidades das funções exercidas e da área de atuação da empresa. Se outrora a formação era vista pelas empresas como um custo, sem retorno, hoje em dia, é feito este investimento para estarem melhor preparadas, bem como as suas equipas, para qualquer desafio que possa surgir. As organizações que permitem o desenvolvimento das competências dos trabalhadores, e que permitem aprender continuamente serão aquelas com maior capacidade criativa, com melhores ideias e reinvenção diária para cumprimento de objetivos. No fundo, as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis e com capacidade de evolutiva. Ciente desta premissa a Eurotux apresenta-se como uma empresa qualificante, permitindo e impulsionando a transferência de conhecimentos e potenciando a aprendizagem de saberes não associados à formação académica. Neste sentido, para além do plano anual de formação que a empresa disponibiliza aos seus colaboradores, e que abrange várias áreas de competências, a Eurotux apresenta também o conceito de TuxTeachings. As TuxTeachings são sessões formativas, internas, nas tecnologias mais importantes para a função de cada colaborador. A inovação aqui surge pelo facto de serem realizadas por iniciativa dos colaboradores que têm assim a possibilidade de participar, sugerir ou liderar formações internas, com o apoio da organização. Desta forma, a Eurotux não é só um espaço de formação, mas transforma-se ela própria num objeto de formação, fomentando a aprendizagem do processo produtivo e de saberes individuais e coletivos, para além da partilha de valores e de socialização. Esta inovação na formação permite uma maior aproximação entre os colaboradores e a sua realidade profissional, atualizando os seus conhecimentos, validando-os e permitindo um aumento da sua autoestima e da sua autoimagem. Como tal, quer os colaboradores quer a empresa conseguem um aumento significativo da produtividade e rentabilidade.
- A rede social Facebook e o desenvolvimento de recursos humanosPublication . Silva, Marlene; Amante, LúciaAs tecnologias e as ferramentas baseadas na Web 2.0 permitem que as organizações fomentem a colaboração e a partilha de conhecimentos e aprendizagem entre si. Tal deve-se à forma como a gestão, e mais propriamente a Gestão de Recursos Humanos, conseguiram utilizar a Web 2.0 a seu favor. Apresentando ferramentas que oferecem oportunidades ao nível da colaboração, da aprendizagem e da partilha e comunicação, a Web 2.0, através das redes sociais, tornou-se uma arquitetura democrática para a participação, encorajando a partilha de ideias, promovendo a discussão e fomentando um sentido de comunidade. Também cada vez mais as redes sociais estão presentes em ambientes de aprendizagem. Tal permite a exploração de novas formas de ensino e aprendizagem. O Facebook, enquanto alternativa a plataformas tradicionais, foca o espírito colaborativo, combinando o perfil individual do utilizador e as ferramentas interativas do grupo. Com este projeto, pretendemos analisar de que forma o Facebook poderá ser utilizado como apoio ao ensino superior presencial, permitindo a criação de ambientes de interação e colaboração que promovam a aprendizagem. Para tal, iremos utilizar a metodologia Design-Based Research, de forma a testar e refinar, por via empírica, para ganhar novas compreensões e desenvolver as teorias relacionadas. Esta metodologia será aplicada em três turmas da licenciatura de Recursos Humanos do Instituto Politécnico do Porto, através da utilização de um grupo de Facebook que servirá de apoio às aulas presenciais. Esta metodologia será assente na triangulação de dados (conjugação e confronto) recolhidos através de questionários, análise de registos eletrónicos e entrevistas de grupo semiestruturadas. Pretendemos com este estudo perceber quais os reflexos da utilização pedagógica das redes sociais, percebendo mais concretamente qual o papel do Facebook (principal rede social utilizada em Portugal, na promoção da aprendizagem do grupo, ao nível da interação, partilha e colaboração.
- TuxTeachings: a empresa como espaço de aprendizagemPublication . Silva, MarleneO mercado tem exigido cada vez mais aos profissionais de forma a estes desenvolverem o seu potencial e a sua formação contínua. Paralelamente, as empresas já perceberam que o seu êxito assenta em recursos humanos qualificados e na retenção de talentos, e por isso, é essencial dar especial atenção ao desenvolvimento de cada elemento da sua equipa. Esta consciência sobre a importância do desenvolvimento contínuo veio ajudar as empresas a assumir o compromisso de enriquecer os seus quadros através do investimento na formação, naturalmente adaptada às especificidades das funções exercidas e da área de atuação da empresa. Se outrora a formação era vista pelas empresas como um custo, sem retorno, hoje em dia, é feito este investimento para estarem melhor preparadas, bem como as suas equipas, para qualquer desafio que possa surgir. As organizações que permitem o desenvolvimento das competências dos trabalhadores, e que permitem aprender continuamente serão aquelas com maior capacidade criativa, com melhores ideias e reinvenção diária para cumprimento de objetivos. No fundo, as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis e com capacidade de evolutiva. Ciente desta premissa a Eurotux apresenta-se como uma empresa qualificante, permitindo e impulsionando a transferência de conhecimentos e potenciando a aprendizagem de saberes não associados à formação académica. Neste sentido, para além do plano anual de formação que a empresa disponibiliza aos seus colaboradores, e que abrange várias áreas de competências, a Eurotux apresenta também o conceito de TuxTeachings. As TuxTeachings são sessões formativas, internas, nas tecnologias mais importantes para a função de cada colaborador. A inovação aqui surge pelo facto de serem realizadas por iniciativa dos colaboradores que têm assim a possibilidade de participar, sugerir ou liderar formações internas, com o apoio da organização. Desta forma, a Eurotux não é só um espaço de formação, mas transforma-se ela própria num objeto de formação, fomentando a aprendizagem do processo produtivo e de saberes individuais e coletivos, para além da partilha de valores e de socialização. Esta inovação na formação permite uma maior aproximação entre os colaboradores e a sua realidade profissional, atualizando os seus conhecimentos, validando-os e permitindo um aumento da sua autoestima e da sua autoimagem. Como tal, quer os colaboradores quer a empresa conseguem um aumento significativo da produtividade e rentabilidade.
- Job design: preparação para o futuroPublication . Silva, MarleneNa procura do equilíbrio entre a excelência técnica e científica e uma gestão prudente, o investimento em políticas de capital humano com o objetivo de atração, desenvolvimento e retenção de talento essencial para a sus-tentabilidade e crescimento dos negócios é essencial. Desta preocupação surgem diferentes práticas de gestão de recursos humanos, incluindo a necessidade de alteração e evolução ao nível do job design. O Job Design é uma função central da gestão de recursos humanos e está relacionada com a especificação de conteúdos, métodos e relações de trabalho. Tudo isto para procurar satisfazer as necessidades da organização e do colaborador (aspetos sociais e pessoais) e alcançar objetivos previamente definidos. Com esta prática o foco é garantir que o colaborador compreenda o seu trabalho e tarefas associadas, e que obtenha satisfação no trabalho a partir dos papéis e responsabilidades que lhe são atribuídos. Com este tabalho, procuramos espelhar as diferentes fases de implementação da prática de Job Design, a sua pertinência, os principais objetivos e os resultados obtidos. Terminamos ainda com uma reflexão sobre os desafios da sua implementação. Esperamos poder servir de exemplo de implementação desta prática para outras empresas que estejam a passar por situações semelhantes.