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  • Livro de atas do IX Colóquio de Farmácia
    Publication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, Rita
    Livro de Atas do “IX Colóquio de Farmácia”: “Envelhecimento e Saúde” da “9 th Pharmacy Academic Conference Proceedings” em Abril de 2013.
  • Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health 2023 - XVIII Colóquio de Farmácia: Papel da Farmácia em Oncologia
    Publication . Pinho, Cláudia; Cruz, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Moreira, Fernando; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita
    O evento, que conta já com a sua 18ª edição, foi um espaço privilegiado para partilhar, evidenciar e debater o que se investiga e faz em áreas prioritárias e desafiantes da Farmácia, como a Oncologia no contexto de Farmácia Comunitária e Hospitalar. Pretendeu, ainda, ser um momento de troca de opiniões e de experiências entre os participantes, académicos, investigadores e profissionais.
  • Livro de atas do X Colóquio de Farmácia
    Publication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita
    O tema do colóquio centra-se na Qualidade e Segurança em Farmácia pretendendo dar a conhecer a estudantes e profissionais temas como a gestão da terapêutica e segurança nos cuidados de saúde; a segurança do doente: práticas de intervenção em farmácia; qualidade, segurança e eficácia dos produtos naturais; tecnologia na segurança do utente e segurança, qualidade e racionalização de recursos em farmácia.
  • Livro de actas do VIII Colóquio de Farmácia
    Publication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, Rita
  • Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
    Publication . Moreira, Fernando; Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Oliveira, Rita; Cruz, Agostinho
    A aplicação de estudos de caso tem vindo a evidenciar vantagens no desenvolvimento de reflexão crítica entre os estudantes na área da saúde. No âmbito da unidade curricular de Estágio I do 3º ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, foi implementada a apresentação e resolução de estudos de caso como elemento de avaliação. O principal objetivo deste método de ensino-aprendizagem consistiu no estabelecimento de uma rede constituída por diferentes intervenientes: profissionais, estudantes e docentes. Adicionalmente, pretendia-se a promoção da divulgação dos estudos de caso em eventos científicos. Após serem convidados os orientadores de estágio dos estudantes de Farmácia a apresentar casos decorrentes da prática profissional que gostariam de ver explorados, os temas propostos foram alvo de apreciação por parte dos docentes (seleção, rejeição ou modificação). Seguiu-se sorteio dos estudos de caso por 15 grupos de 3-4 estudantes que foram informados de que o trabalho a realizar deveria ser redigido no formato de artigo. Foram apresentadas 25 propostas, tendo sido excluída apenas uma. Todos os estudos de caso foram efetivados, redigidos e apresentados pelos estudantes e 53% (n = 8) foram submetidos para apresentação em congressos no âmbito académico e/ou científico.
  • International mobility in the Pharmacy degree at the school of allied health sciences of Oporto
    Publication . Jesus, Ângelo; Ferraz Oliveira, Rita; Martins, Cátia; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Cunha, Agostinho; Cruz, Agostinho
    The Erasmus program is a subprogram of the Lifelong Learning program, exclusive for Higher Education that promotes (among other initiatives), the mobility of students(studies, training or internships). The mobility of students of higher education seeks to improve the quality and development of future professionals, providing a multidisciplinary and multicultural experience. Academic Pharmacy/Pharmacy Technicians. We conducted a descriptive and transversal study on the implementation of the mobility program and analyze the results, which involved applying a survey to students. Since 2009/2010, the Pharmacy Degree at ESTSP has established 7 SMs protocols resulting in an average mobility of 5 students IN and 7 Students OUT. We have also endeavoured in SMp Protocols for extracurricular training with an average of 3 students OUT. The application process is normally open during the year before the mobility period. For most of the students involved, this was a first time opportunity to be in a foreign country and more than 70% choose the mobility program because it is seen as a possibility to improve their curriculum, for personal development or even to pursue employment opportunities abroad. The mobility for teachers is also encouraged. The exchange of experiences and training, acquired during cooperation activities should be an element of continuous dynamics and institutional affirmation. Initiatives such as the ERASMUS Program contribute to the educational and scientific enrichment, and promote international competitiveness among Higher Education Institutions.