Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em PortugalPublication . Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, ManuelaO presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pelas educadoras se revela positivamente associado ao bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro mês de frequência da creche. Estes resultados recomendam a implementação de um conjunto diversificado de práticas de transição, antes e após a entrada na creche, no sentido de facilitar a adaptação dos bebês ao novo contexto desenvolvimental.
- Risco sociocultural e intervenção na comunidadePublication . Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Nunes, Cristina; Novais, Isabel; Alves, Maria JoséO interesse do Professor Bairrāo pela noção de risco ambiental surge em 1978, com a publicação de um artigo em conjunto com Felgueiras. A preocupação com a intervenção no âmbito desta problemática é patente através do envolvimento do professor em vários projectos de intervenção, entre os quais os projectos de Arruda dos Vinhos, da Amadora e das Taipas nos anos 1970 e 1980.