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Faria Amorim, Maria Manuela

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  • A relevância de uma comissão de ética numa instituição de ensino superior na área da saúde: a experiência da ESS-P.Porto
    Publication . Tavares, Diana; Cruz, Agostinho; Cabral, Ana Paula; Machado, Alberto; Curado, Henrique; Sousa, Helena; Faria, Isabel; Cunha, Maria João; Amorim, Maria Manuela; Lopes, Paula
    Todos os avanços médico-científicos fizeram-se numa eminente exigência de estender a moral e a ética ao campo da biomedicina, de modo a ampliar e preservar a autonomia e dignidade dos seres humanos, tendo surgido as Comissões de Ética. Na senda desta linha de pensamento nasceu a Comissão de Ética (CE) desta Instituição de Ensino Superior, mais precisamente a 28 de Fevereiro de 2011. A importância da determinação desta unidade orgânica do P.PORTO em fazer-se dotar duma comissão desta natureza, por imperativo ético e não legal, veio a ser corroborada pelo legislador que, através do nº 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 80/2018 de 15 de outubro, veio determinar que as comissões de ética são obrigatórias em: a) Instituições de saúde do setor público, privado e social; b) Instituições de ensino superior que realizem investigação clínica; c) Centros de investigação biomédica que desenvolvam investigação clínica.
  • Desenho de novos ciclos de estudo – importância da fundamentação baseada em indicadores
    Publication . Amorim, Manuela; Lamas, Maria Céu; Moreira, Teresa; Mota, Sandra
    De forma a responder à necessidade de formar profissionais de saúde com autonomia e rigor na sua área de atuação, cabe às instituições de ensino superior implementar estratégias de recolha de informação capazes de identificar necessidades de formação destes profissionais.A caracterização destas necessidades permite a definição de uma estratégia de capitalização dos recursos humanos que responda a estas tendências evolutivas.Uma das estratégias que as instituições, de uma maneira geral, têm vindo a utilizar é a recolha de indicadores, pela aplicação de questionários. Nesta perspetiva, a Área Técnico Científica de Análises Clínicas e Saúde Pública (ATC-ACSP) da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P. Porto), realizou um estudo descritivo, transversal por aplicação de questionário a licenciados/profissionais de saúde na área laboratorial no período de onze meses com o objetivo de recolher indicadores sobre as necessidades formativas ao nível pós-graduado.