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  • O cartógrafo, o alquimista e o ilusionista
    Publication . Tavares, Abel
    A partir de exemplos singulares de representação e projeção do real, propomos uma perspetiva crítica sobre como os atuais instrumentos digitais de desenho utilizados em projeto, sancionados por uma suposta objetividade e inocuidade tecnológica, intervêm no processo de construção e (des)codificação do real. Processo esse, tendencialmente exclusivo, onde parece não haver lugar à dúvida, imprevisibilidade e imperfeição. E onde a tecnologia digital parece oferecer uma miríade de soluções, que mais não são do que uma frugal lista de simulacros estereotipados feitos de lugares-comuns.
  • Auditório Ilídio Pinho
    Publication . Tavares, Abel
    Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 11.º do Despacho n.º 14093/2011, Diário da Republica, 2.ª Serie – N.º 200 - 18 de outubro de 2011, conjugado com o Anexo ao Despacho IPP/P-064/2013, constitui o presente documento a apresentação de um relevante trabalho de natureza profissional no âmbito da área do Design, classificação 214 (Classificador Nacional de Áreas de Educação e Formação/CNAEF), em particular nas designadas subáreas do Design Industrial e Design de Interiores. A seleção do projeto aqui apresentado - Remodelação do Auditório Ilídio Pinho, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2009-20011 - resulta da seriação do conjunto dos projetos e obras, com base numa avaliação quantitativa, aplicando os seguintes critérios e respetivas classificações: i) projeto elaborado últimos 10 anos (01 valor), ii) projeto elaborado nos últimos 5 anos (01 valor), iii) projeto com particular incidência na área do Design (06 valores), iv) projeto construído (02 valores), v) projeto de complexidade reduzida (01 valor), vi) projeto de complexidade média (03 valores) e vii) projeto de complexidade elevada (06 valores). A valoração dos critérios de seleção privilegiou os projetos cuja área de maior incidência e o Design (CNAEE - 214) e de complexidade elevada. Da aplicação desta matriz classificativa resultou um conjunto de projetos com avaliações muito próximas, e dos quais se destacam: Comunicação do Conhecimento e da Imaginação (p. 10 do Curriculum Vitae), Indicador de Traçado (p. 14 CV), Casa Isabel Barca (p. 15 CV), Porta de São João do Campo (p. 16 CV), Ponte de São Miguel e Arranjos Exteriores (p. 19 CV), Casa do Latim (p. 20 CV) e a Galeria dos Miliários (p. 21 CV). O projeto de Remodelação do Auditório Ilídio Pinho (pontuação mais elevada) é o mais representativo das questões pertinentes relativamente a transferência de conhecimento da prática profissional para a prática docente. Todos os demais projetos e obras foram enriquecedoras experiências profissionais, técnicas e humanas, pelo que a sua exclusão do presente documento não lhes retira o mais pequeno valor para a experiência profissional do candidato, nem o relevante contributo para a sua atividade académica e em particular para a docência no curso de Licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto. O projeto de Remodelação do Auditório Ilídio Pinho, do qual o presente Candidato a Título de Especialista é coautor, coordenador e titular da responsabilidade do projeto de Design de Interiores e Design de Mobiliário, ilustra de forma inequívoca o seu domínio disciplinar do design em contexto de prática profissional.