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  • Secretaria on-line from ISCAP
    Publication . Pereira, Rui Humberto; Azevedo, Ana; Castilho, Olimpio
    Like many other higher educat ion schools, ISCAP`s population has grown at a rate of almost 100% in the end of the twentieth century. Its administrative structures were reinforced, but it was not in the same proportion. Face to face with the inability to resolve the problem, the administration decided to implement a computer based system, available in the Internet. In a first stage, in 1997, the system was implemented as a services support. The next stage, in 1999, proposes to increase student services quality. A project that aims to bring student services available on the Internet begins to be developed.
  • E-partilha: desenvolvimento e utilização de um repositório de objectos de aprendizagem
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Pereira, Rui Humberto; Pérez Cota, Manuel
    Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos educativos, normalmente designados por Learning Objects, que podem suportar a aprendizagem à distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios que as instituições de ensino têm de enfrentar. Sendo dispendiosos, a reutilização e a partilha tornam-se, assim, uma necessidade premente. Este artigo apresenta um Learning Object Repository que tem como objectivo armazenar, disseminar e manter acessíveis Learning Objects.
  • Aplicação das tecnologias de informação e comunicação como estratégia para a retenção de aunos
    Publication . Castro, Maria João; Pereira, Rui Humberto
    Este artigo aborda a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação como estratégias de boas práticas que conduzem à retenção e captura de alunos do ensino superior. É baseado num estudo de caso de oito anos, de utilização de um completo sistema de informação. Este sistema, além de constituir um ERP, de suporte às actividades de gestão académica, dispõe ainda de uma forte componente de SRM que confere suporte às actividades administrativas e lectivas. É descrito em que medida o sistema apresentado facilita a interacção e comunicação entre os membros da comunidade académica, recorrendo à internet, com serviços disponíveis na Web complementando-os com correio electrónico, SMS e CTI. Através de uma percepção, sustentada por análise empírica e por resultados de inquéritos, demonstra-se como este tipo de boas práticas pode elevar o nível de satisfação da comunidade. Muito em particular, é possível combater o insucesso escolar, evitar que alunos abandonem os seus cursos antes do seu término e que os recomendem a potenciais alunos. Em complemento, este tipo de estratégia permite ainda fortes economias na gestão da instituição, elevando o seu valor. Como trabalho futuro, é apresentada a nova fase do projecto que envereda pela aplicação de Business Intelligence para optimização do processo de gestão, tornando-o pró-activo. Também é apresentada a visão tecnológica que orienta os novos desenvolvimentos, para uma arquitectura baseada em serviços Web e linguagens de definição processual.
  • E-sharing: development and use of learning objects repository
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Pereira, Rui Humberto; Pérez Cota, Manuel
    — In the new learning environments, built width digital technologies, the need to promote quality of education resources, commonly known as Learning Objects, which can support formal and informal distance learning, emerge as one of the biggest challenge that educational institutions will have to face. Due to the fact that is expensive, the reuse and sharing became very important issue. This article presents a Learning Object Repository which aims to store, to disseminate and maintain accessible Learning Objects.
  • Implementação de um modelo baseado em XML para suporte da dinâmica processual de negócio
    Publication . Rocha, Giberto; Vila Verde, Isidro; Pereira, Rui Humberto
    Este artigo descreve um modelo para implementação de plataformas dinâmicas de negócio, exclusivamente baseadas em tecnologias XML. Apresenta um caso real que implementa as suas diversas camadas, apresentação, lógica e dados, em XML. A comunicação entre camadas é assegurada por serviços Web (WS), tornando esta arquitectura orientada aos serviços (SOA). O modelo proposto sustenta toda a programação do processo de negócio numa linguagem de alto nível, o WS-BPEL, proporcionando, desse modo, condições de adaptação ao dinamismo exigido pelo negócio da organização e à heterogeneidade dos sistemas. O caso real é de uma secretaria electrónica que surge no contexto dos portais Web universitários. O sistema desenvolvido visa oferecer um conjunto de serviços para acesso a informação e para o despoletar de acções computacionais e/ou humanas.
  • Serviço de revisão bibliográfica colaborativa
    Publication . Pereira, Rui Humberto
    The investigation communities spread all over the planet create considerable amounts of knowledge while developing their activities. The most known way of communicating this knowledge is through papers publishing, books and reports, among others. These documents are stored in libraries and even more nowadays, in the Internet, allowing people to access up dated information more efficiently than ever. However, this great amount of available information can represent an obstacle to its transformation in knowledge. It is therefore relevant the implementation of mechanisms that enable this transformation. In this dissertation a proposal for creation of a new information service is presented. It concerns a service of collaborative bibliographic revision, which supports the investigators in this specific task as well as in registering its results, thus providing future revisions by third party. The developed model takes its grounds in a documental background accessible through a commercial libraries management system, under which a "web" of semantically enriched connections is established and that register preferential paths for exploring this background, according to multiple criteria as well as notes to documents and paths themselves. A prototype is presented it implements the fundamental ideas of the model, which at its basic level represents an access interface to a repository of documents in electronic form. Based on this level there are two others, focussed on the registration of information added by the users of the service. The results emerged from this prototype clearly show the viability of the model.
  • B-learning: potenciador de estratégias de combate ao insucesso escolar
    Publication . Silva, Manuel; Peres, Paula; Pereira, Rui Humberto
    Sendo o insucesso escolar um problema universal nas instituições de ensino, torna-se necessário encontrar a fórmula para o diminuir para níveis que deixem de constituir um problema tão grave como actualmente. Muitas estratégias pedagógicas têm sido utilizadas, mas certamente que a aposta passará pela responsabilização do aluno e pelo estímulo à sua capacidade de realizar um estudo autónomo. Neste plano, o b-learning assume um papel preponderante na medida em que poderá constituir uma alavanca para essa transformação. Os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem deverão evoluir no sentido de optimizar a adaptação dos seus principais intervenientes - alunos e professores - dotando-os das competências pedagógicas e técnicas necessárias. Neste contexto, iniciativas que promovam a disseminação de hábitos e práticas pedagógicas complementares ao ensino presencial assumem uma importância acrescida. Analisando o caso concreto do PAOL - Projecto de Apoio On-Line do ISCAP, verificamos que este constitui uma força propulsora e promotora da modificação generalizada das práticas, uma vez que propõe o b-learning como reforço da componente presencial, e não como mero meio transmissor de conhecimento. Apresenta-se assim como instrumento de combate ao insucesso escolar, distendendo o papel do formador a ambientes virtuais e ampliando a responsabilização do aprendiz no processo de formação. O presente artigo descreve o percurso do PAOL, iniciado no ISCAP no ano lectivo 2003/2004, bem como as estratégias desenvolvidas para a implementação sustentada de uma plataforma de e-learning, actualmente baseada no Moodle. Serão analisados os sucessos e os fracassos de um projecto que, ainda em fase de amadurecimento, apresenta já alguns resultados positivos na componente da cultura institucional de e/b-learning. A experiência do PAOL desafia assim as instituições de ensino superior a (re)pensarem seus modelos pedagógicos no sentido de auxiliar a aprendizagem ao longo da vida e a adequação às mudanças inerentes ao processo de Bolonha. O desenvolvimento experimental atingido com este projecto pretende contribuir para a criação de um referencial de inovação nas instituições de ensino superior, procurando entender como se desenvolve a inovação e quais os seus principais condicionantes.