Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Metodologias adotadas no acompanhamento do processo de aprendizagem e avaliação à distância no período COVID19Publication . Ramos, Carlos Augusto; Vilão, GinaOs estudantes dos cursos de engenharia, têm por tendência uma maior facilidade de entendimento e manuseamento de realizações experimentais no âmbito das ciências, e particularmente com a adoção de ferramentas digitais. Ora, o período que vivemos na pandemia COVID19, veio precisamente realçar, para o bem e para o mal, essas competências, colocando nos docentes um maior desafio no acompanhamento e aferição dos conhecimentos e particularmente nos momentos de avaliação. No caso apresentado, foram desenvolvidas situações de avaliação com recurso aos diferentes métodos de elaboração de questões, que fossem dinâmicas, como seja, por exemplo, uma mesma questão, mas com variáveis a serem alteradas dinamicamente de teste para teste, sem a intervenção direta do docente, no momento da avaliação. A avaliação à distância não foi do agrado da generalidade dos estudantes.
- Prática laboratorial de Física durante o confinamento devido ao COVID-19Publication . Vilão, Gina Maria Vilão de; Ramos, Carlos AugustoNeste trabalho apresentamos uma metodologia para a realização de atividades experimentais à distância que foi implementada na situação pandémica que se viveu recentemente, na qual houve uma ausência total dos alunos em sala de aula. Neste contexto idealizou-se um projeto que possibilitou a realização de atividade experimental na área da física pelos alunos. Permitiu o desenvolvimento de competências como a criatividade, o pensamento crítico, a idealização de procedimentos, e a interpretação de resultados, as quais são relevantes na formação dos alunos dos cursos de engenharia. Alcançando-se um forte empenho e dedicação ao projeto por parte dos alunos.