Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º anoPublication . Fernandes, DáridaO Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, como dinâmica complementar ao uso de ferramentas mais tradicionais, como a régua e o compasso. Neste estudo foi possível percecionar vantagens, desta complementaridade, com impacto positivo no conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos em estudo. Mas surgiram, também, outras dificuldades quer na aprendizagem quer na ação do professor que urge refletir e analisar
- Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebraPublication . Fernandes, DáridaComo supervisora há vários anos na área de Matemática na Prática de Ensino Supervisionada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB procurei motivar os professores estagiários e os orientadores cooperantes a explorar o Geogebra na aprendizagem de conteúdos do domínio da Geometria. Neste artigo irão ser apresentados dois estudos de aula, um protagonizado pelo professor estagiário e outro pelo orientador cooperante, com recolha de elementos diferenciados e complementares. Como a experiência profissional nos diz que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos relacionados com as isometrias do plano, particularmente na capacidade de visualização da simetria de reflexão, procuramos recolher dados sobre estes conteúdos, ouvindo os estudantes e analisando as suas produções. Nestas circunstâncias, existem evidências que o uso do Geogebra apresenta-se como uma mais-valia em complementaridade, com as ferramentas mais tradicionais: a régua e o compasso, bem como as miras, proporcionando a diferenciação pedagógica na classe.