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- Projeto de empreendedorismo social – Sem-ImprovisoPublication . Coelho, Inês; Cunha, Filipa; Quitério, Tatiana; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Simões De Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria JoãoSendo a menstruação um processo fisiológico e natural, que ocorre desde a menarca até à menopausa, que tem impacto direto no bem-estar físico, mental e social das mulheres, enquanto sem-abrigo, o período menstrual torna-se num desafio ainda maior. Assim, a problemática identificada foca-se na falta de higiene menstrual das mulheres em situação de sem-abrigo (SSA). O objetivo deste estudo é, então, promover a criação de um espaço destinado à realização da higiene das mulheres em SSA, a distribuição de produtos de higiene menstrual e o aumento da literacia desta população. A amostra será constituída por mulheres em SSA da cidade do Porto, recrutadas por conveniência a partir da indicação das associações que trabalham com esta população. Os instrumentos incluem a contagem de mulheres que aderem à iniciativa, questionários de medição do nível de conhecimento adquirido, satisfação com o serviço e medição do estigma. O projeto tenciona promover a literacia em saúde de forma compreensível e acessível e, desta forma, capacitar estas mulheres, tornando-as agentes de mudança no sentido de cativar e formar futuras utilizadoras. Espera-se que as mulheres em SSA aumentem o nível de literacia sobre o tema e que, pelo menos 75% delas adiram à utilização dos espaços e produtos destinados à higiene menstrual. Com este projeto pretende-se a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das mulheres em SSA, particularmente durante o período menstrual.
- Projeto de promoção da capacitação para sinalização e prestação de cuidados básicos a crianças em risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência, em São Tomé e PríncipePublication . Barbosa, Rita; Henriques, Filipa; Marques, Inês; Oliveira, Francisca; Ponte, Sofia; Rocha, Fabiana; Simões de Almeida, Raquel; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Trigueiro, Maria JoãoSão Tomé e Príncipe é um país em desenvolvimento que, atualmente, não possui serviços de sinalização/rastreio precoce que permita detetar crianças em risco de atraso no desenvolvimento nem o apoio às suas famílias. Pretende-se promover a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, para a sinalização/rastreio de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e melhorar a prestação de cuidados básicos, envolvendo a família. Trata-se de um estudo de caso psicológico que pretende promover o apoio a crianças, pais e profissionais de saúde, segundo um modelo de mentoria terapêutica à distância. Serão utilizadas as contagens do número de crianças sinalizadas/rastreadas, das crianças que recebem a prestação de cuidados pelos tutores e o número de profissionais que após uma formação especializada consegue garantir o rastreio das crianças. O grau de conhecimento dos pais será medido através de um questionário. Aumento do número de profissionais envolvidos, aumento do número de crianças sinalizadas e recebem a prestação de cuidados, aumento do grau de conhecimento dos pais para a prestação de cuidados. Espera-se que as crianças com risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência sejam sinalizadas/rastreadas e recebam uma prestação de cuidados pelos tutores, envolvendo a família. Ademais, objetiva-se o aumento da literacia na saúde dos profissionais de saúde e educação assim como dos familiares envolvidos. Desta forma, consideramos que problemas escolares poderão ser prevenidos e a propensão para adoção de comportamentos desviantes e a institucionalização poderão ser atenuadas.
- Impacto de uma experiência b-Learning em Problem Based LearningPublication . Miranda, Leonor; Faias, Joaquim; Pereira, Ilídio; Coelho, Tiago; Amorim, Humberta; Baylina, Pilar; Monteiro, Fátima; Curado, HenriqueFace aos desafios de otimizar o processo de ensino aprendizagem, numa convergência com as melhores práticas internacionais, foi realizada alguma experiência b-Learning (bL) num sistema pedagógico de Problem Based Learning (PBL), atualmente adotado pelo curso de Terapia ocupacional (TO) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Esta iniciativa pretendeu confluir adequadamente com a reforma Bolonha1,2, com recomendações da European Network of Occupational Therapy in Higher Education3 e da Quality Assurance Agency for Higher Education4, e com algumas necessidades emergentes da melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem do curso de TO5,6. Inclusive, a avaliação desta experiência visa contribuir para a identificação de oportunidades de melhoria.
- Modelling reporting delays in a multilevel structured surveillance system - application to portuguese HIV-AIDS dataPublication . Oliveira, Alexandra; Amorim, Humberta; Gaio, Rita; Reis, Luís PauloIn a deeply interconnected world of people and goods, infectious diseases constitute a serious threat. An active vigilance is required. The collection of adequate data is vital and coordinated by surveillance systems. It is widely-acknowledged that every case-reporting system has some degree of under-reporting and reporting delay in particular in HIV-AIDS Portuguese Surveillance System. To better understand the processes generating the reporting delays, which is an administrative process, it was used a flexible continuous time fully parametric survival analysis approach. It was taken into consideration the hierarchical administrative and organizational structure of the system as well as the relevant changes in the procedures throughout the time. The best multilevel structure to represent reporting delays in continuous time is the model where the individuals are nested into Reporting Entities (20.24% of the variance) which are nested into Type of services (8% of the variance) with the log-normal distribution.
- Gestão de informação pessoal em saúdePublication . Amorim, Humberta; Caetano, João Carlos; Curado, HenriqueO sistema de gestão de proteção de dados pessoais e estudos clínicos em Portugal levanta controvérsia e uma interpretação distinta, dada a sensibilidade ética do tema, a integridade humana. Além deste fato, estamos diante de um problema que envolve diversos interesses e, assim, um confronto de posições. Pretende-se, ao longo deste artigo, abordar a percepção da forma como os profissionais da área da saúde, no seu quotidiano, lidam com a questão do tratamento de dados clínicos, numa tentativa de harmonizar pontos de vista e de conteúdo, verificando se há realmente um esforço das instituições hospitalares para facilitarem este processo e permitirem que os usuários sejam universalmente protegidos e bem tratados. Os resultados obtidos no documento de consulta de profissionais de saúde indicam que há uma preocupação com a confidencialidade em 100% dos inquiridos, embora existam sistemas de gestão de dados clínicos diferenciados (seis distintos). Espera-se uma tendência ascendente na procura dessas informações úteis e de interesse para deter essa informação, tomada por profissionais de saúde, instituições de saúde, seguradoras etc. O problema surge no confronto entre a proteção da vida privada, o interesse específico de usuários, o interesse público e as políticas institucionais e governamentais vigentes. Partindo do pressuposto de que a garantia de confidencialidade é uma realidade em termos de segurança, é necessário determinar se os meios utilizados para atingir essa tarefa são os mais eficientes e permitem uma gestão sustentável dos dados de saúde.