Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências NaturaisPublication . Couto, Ângela; Barbot, António; Maia-Lima, Cristina; Pinto, Alexandre; Nascimento, J.Vários estudos indicam que as atividades experimentais permitem aos alunos uma maior envolvência no processo de aprendizagem, mas são pouco utilizadas em contexto de sala de aula/laboratório. Esta investigação, através do desenvolvimento de duas Unidades Didáticas, pretendeu estudar o impacto da utilização do Arduino e de sensores no ensino e na aprendizagem de conteúdos presentes no programa de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas diversas experiências que comportavam três etapas: exploração e partilha da informação recolhida, a parte experimental e as conclusões finais, em grande grupo, que articulavam as pesquisas e as observações realizadas com os referenciais teóricos. Foi possível perceber que a metodologia de trabalho utilizada e o Arduino podem contribuir para o desenvolvimento de momentos de aprendizagem significativos em alunos desta faixa etária e são importantes para que estes possam observar diretamente alguns fenómenos da natureza.
- Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no apoio à transição do Concreto para o AbstratoPublication . Silva, Maria João; Lopes, J. Bernardino; Barbot, AntónioApresentam-se e analisam-se os contributos de 4 estudos de caso para a compreensão do potencial da utilização sinérgica dos sentidos e de sensores no apoio à transição do pensamento concreto para o abstrato, em contextos de ensino experimental das ciências no 1º e 2º ciclo do ensino básico. Recolheram-se e analisaram-se evidências de desenvolvimento da abstração sobre tópicos de considerável complexidade, como os de biodiversidade, ser vivo, temperatura e frequência cardíaca.