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- Desafios na integração das tecnologias educativas no ensino superior. Um relato de experiênciaPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoO processo de introdução de práticas de e/b-learning nas instituições de ensino, nem sempre é formalizado e assumido pela instituição desde o início do processo. Frequentemente, as primeiras práticas de e/blearning surgem como manifestações voluntárias de docentes que têm algum tipo de afinidade ou formação prévia com as tecnologias educativas. O desenvolvimento efectivo de uma política de formação em modalidade de e/b-learning, por parte de uma instituição, implica dar lugar a práticas formalizadas que sejam assumidas como “opção estratégica”, para serem incorporadas, de forma sistemática e sustentada, na prática pedagógica dos seus profissionais. Este trabalho pretende dar a conhecer os desafios da integração das tecnologias educativas numa instituição de ensino superior, mostrando de que forma uma gestão centralizada e uma formação dos docentes pode contribuir para uma integração eficaz de práticas de e/b learning.
- Experiência de formação docentePublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoAs competências do professor online são muito diferentes das exigidas a um professor dito “tradicional”. Este artigo relata uma experiência de formação e tutoria de um curso online, com mais de 100 formandos. A dimensão desta “turma” exigiu soluções adequadas, nomeadamente a criação de uma estrutura de tutoria dinâmica suportada por uma equipa de quatro tutores. A atuação desta equipa de tutores desenrola-se em várias dimensões - pedagógica, técnica, social e de gestão. Este artigo descreve a experiencia desenvolvida e termina com algumas considerações na transferibilidade de práticas.
- Conceção de cursos em regime e/b-learning: uma experiência de formação e tutoria online numa turma de grande dimensãoPublication . Oliveira, Lino; Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, PaulaAs competências do professor online são muito diferentes das exigidas a um professor dito “tradicional”. Este artigo relata uma experiência de formação e tutoria de um curso online, com mais de 100 formandos. A dimensão da “turma” exigiu soluções adequadas, nomeadamente a criação de uma estrutura de tutoria dinâmica suportada por uma equipa de quatro tutores. A atuação desta equipa desenrola-se em várias dimensões nomeadamente pedagógica, técnica, social e de gestão. Este artigo descreve a experiencia desenvolvida e termina com algumas recomendações e sugestões de boas praticas na formação e tutoria online.
- Learning - contributions for one prompt and more personalized tutoringPublication . Silva Lino Oliveira, Armando; Peres, Paula; Jesus, ÂngeloThis article describes an experience teaching and tutoring online course "Project courses e/b Learning" and was aimed at two main moments. At first moment we analysed and characterized the mentoring model formed by four tutors, reflecting on the advantages that this model provided in particular in relation to this aspect by which our model differs from traditional mentoring model made by a single tutor. In the second phase, we try to detect and analyse what were the days of the week that students have accessed the course in general and each of the specific modules, find answers to questions such as the duration of the modules, gender, day of the week to start the sessions / classes because they are important dimensions of distance education planning We seek to find patterns of behaviour trainees through the analysis of these records, which will allow us to move forward with a legislative proposal enhancer for more effective mentoring, faster and more personalized. The conclusions that this study allowed us to reach, given the sample used, (consisting of 31559 entries generated by 128 teachers of our polytechnic institute), show the following behavioural evidence: The highest number of total accesses to the course it was on Monday and Wednesday and the lowest number of accesses it was Sunday. The highest average accesses to the course it was on Monday and Wednesday and on Sunday it was the lowest number of accesses to the course. As contribution this study allows us to make the following proposal: The Mondays and Wednesdays are the most favourable days for successful tutoring and Sundays are unfavourable to schedule tutoring - discourage schedules tutorials.