Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Efeito de uma sessão de exercício físico associao à transferência elétrica capacitiva resistiva
    Publication . Noites, Andreia; Vale, Ana Luísa Pinto; Pereira, Ana Sofia Teixeira; Morais, Andreia Sofia Silva; Amorim, Manuela; Moreira, Teresa; Vilarinho, Rui
    A acumulação de tecido adiposo na região abdominal é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No sentido de procurar estratégias que atuem sobre a adiposidade abdominal, a radiofrequência e o exercício físico surgem como aliados, permitindo elevar o metabolismo celular potenciando a lipólise. Verificar se uma sessão de Transferência Elétrica Capacitiva abdominal associada a uma sessão de exercício físico aeróbio moderado é mais eficaz ao nível da lipólise do que uma sessão de exercício físico isolado. Este estudo randomizado controlado duplamente cego, contou com a participação de 30 indivíduos saudáveis do sexo feminino, distribuídos aleatoriamente em dois grupos, um grupo experimental (n=15) e um grupo placebo (n= 15). Os participantes alocados ao grupo experimental foram sujeitos a uma sessão de Transferência Elétrica Capacitiva abdominal seguida de exercício físico aeróbio de intensidade moderada. O grupo placebo realizou o protocolo de RF com intensidade de zero watts, seguido do protocolo de exercício físico aeróbio semelhante ao do grupo experimental. Foram realizadas análises sanguíneas antes e após o protocolo de intervenção de forma a determinar alterações no perfil lipídico e na concentração de glicerol. O estudo foi aprovado pela comissão de ética da Escola Superior de Saúde- Politécnico do Porto (registo nº 1351/2018). Não foram observadas alterações significativas nas concentrações de glicerol entre os grupos (p>0,05), verificando-se, entre momentos, um aumento estatisticamente significativo desta variável nos dois grupos. Não foram detectadas alterações nas restantes componentes lipídicas entre grupos após intervenção e entre os dois momentos de avaliação (p>0,05). Não se verificou o aumento da lipólise quando se associou a Transferência Elétrica Capacitiva Resistiva ao exercício físico, sugerindo que o efeito desta técnica pode ocorrer por outros mecanismos.
  • Anomalias citogenéticas associadas ao aumento da translucência da nuca
    Publication . Silva, Bianca; Pires, Sílvia; Moreira, Teresa; Mota, Sandra; Sousa, Maria
    A translucência da nuca (TN) traduz-se numa zona hipoecogénica de líquido acumulado no triângulo posterior do pescoço do feto, avaliada entre as 11 a 13 semanas gestacionais, aumentada se ≥ percentil 95 (p95). É o marcador ecográfico de maior sensibilidade no rastreio de anomalias cromossómicas, sendo associado o seu aumento a achados citogenéticos como Trissomia 21,18 e 13, Monossomia do X e triploidias.
  • Efeitos de uma sessão de exercício físico aeróbio associado à laserterapia na atividade lipolítica
    Publication . Noites, Andreia; Coimbra, Catarina; Barbosa, Patrícia; Vilarinho, Rui; Melo, Cristina; Amorim, Manuela; Moreira, Teresa
    Avaliar os efeitos de uma sessão de exercício físico aeróbio associado à laserterapia abdominal na atividade lipolítica, perfil lipídico e marcadores inflamatórios. Estudo experimental, randomizado controlado com 36 participantes, dividido em 3 grupos: grupo placebo (GP), grupo experimental 1 (GE1) e grupo experimental 2 (GE2). O grupo placebo realizou o protocolo de laserterapia sem potência, assim como o grupo experimental 2. Contudo, este último realizou, também, exercício aeróbio de intensidade moderada, durante 50 minutos, no cicloergómetro. O GE1 realizou ambos os protocolos. Usou-se laser Diodo com potência de 150W, comprimento de onda de 940 nm, com 64 díodos, de 100mW cada, aplicados sobre a pele utilizando 8 pads. Foram avaliadas as medidas antropométricas e recolhidas análises sanguíneas, no início e no fim da intervenção, para avaliar os valores de glicerol, perfil lipídico (colesterol total, triglicerídeos, HDL e LDL) e PCR. Utilizou-se o One-Way Anova e o Teste de Correlação de Pearson para relacionar a variáveis, com um nível de significância de 0,05. Estudo aprovado pela comissão de ética da ESS-IPP (número 001572). Os grupos experimentais apresentaram uma mobilização de glicerol significativamente maior (p<0,001), quando comparados com o grupo placebo. Na correlação entre a mobilização de glicerol e as medidas antropométricas observouse, nesta amostra, uma correlação moderada positiva com o rácio cintura-anca, no grupo experimental 1 e uma correlação moderada negativa, com a prega abdominal, no grupo experimental 2. Relacionando-se a mobilização do glicerol com as variáveis do perfil lipídico, verificou-se correlação moderada positiva com o TG no grupo experimental 1 e com o HDL no grupo experimental 2. Uma sessão de exercício aeróbio associada à laserterapia de baixa potência parece ser capaz de aumentar a atividade lipídica, mas não proporciona maior valor ao exercício físico aeróbico por si só no processo de lipólise.
  • Differential toxicity responses of green algae and cyanobacteria to formamide
    Publication . Moreira, Teresa; Sousa, Maria; Barros, Piedade
    Formamide is used as a softener for paper and gums, as na ionizing solvent and in the manufacture of hydrocyanic acid and formic esters.
  • Estudo de dois hotspots mutacionais no gene TTN em doentes com miopatia
    Publication . Pinto, Maria; Vieira, Emília; Moreira, Teresa; Mota, Sandra; Sousa, Maria
    As doenças neuromusculares são um grupo heterogéneo entre as quais se destacam as miopatias de origem genética, associadas a variantes patogénicas no gene da titina (TTN). Este gene não é totalmente analisado na rotina laboratorial, contudo recentemente têm sido descritas diversas variantes associadas a diversos fenótipos. Este estudo teve por objetivo rastrear dois hotspots mutacionais nucleotídicos no gene TTN: um correspondente ao exão 343, em doentes diagnosticados com miopatia progressiva, e outro localizado no intrão 359 (c.106531+1G>A), em doentes com miopatia congénita e miopatia progressiva, em doentes referenciados ao Centro de Genética Médica Jacinto Magalhães (CGMJM).
  • In vivo exposure to formamide on lactate dehydrogenase, alanine aminotransferase and aspartate aminotransferase activity of Helix aspersa
    Publication . Moreira, Teresa; Sousa, Maria; Barros, Piedade
    Formamide is produced and used as an intermediate in the chemical industry, in the production of heterocyclic compounds, pharmaceuticals, fungicides, and pesticides.
  • Microbiological evaluation of swimming pool water at hotel units
    Publication . Ferreira, Stéphanie; Amorim, Manuela; Moreira, Teresa; Araújo, António; Mota, Sandra
    The swimming pools are currently operated by public and private entities for the development of sports, recreational and therapeutic activities. Therefore, it is essential to guarantee the quality of the pool water, as they can be the cause of various pathologies. The objective of this work was to analyze the data from the microbiological evaluation of the water in the indoor and outdoor pools of hotels in mainland Portugal and Madeira in 2016, in order to verify the quality of the water.
  • Níveis de cortisol salivar e capacidade de navegação espacial
    Publication . Ferreira, Cátia; Ferreira, Stephanie; Rocha, Nuno; Moreira, Teresa; Mota, Sandra; Sousa, Maria
    O cortisol é um glicocorticóide essencial nos mecanismos de resposta ao stress. Medeia os seus efeitos através da interação com recetores de glicocorticóides fortemente expressos no hipocampo, uma estrutura crítica para a aprendizagem e memória espacial. Estudos em humanos demonstraram que níveis elevados de cortisol, agudos ou crónicos, induzidos artificialmente, estão associados a uma função da memória e de navegação espacial prejudicada. Pensa-se que esta associação é devida aos efeitos neurotóxicos dos glicocorticóides no hipocampo. De modo, a avaliar os possíveis efeitos dos danos no hipocampo na navegação espacial em humanos foi desenvolvido a tarefa virtual Morris WaterTask (vMWT). Um desempenho bem-sucedido nesta tarefa está dependente de um funcionamento intacto do hipocampo. Relacionar os níveis de cortisol salivar com as capacidades de navegação espacial. De uma população de 76 estudantes, 27 efetuaram a tarefa de navegação espacial. Destes, 20 procederam à colheita de amostras de saliva em dois momentos, com e sem indução de stress, para determinação do cortisol. Verificou-se que as concentrações de cortisol seguem um ritmo circadiano. Ocorreu um aumento significativo (p=0,009) da concentração de cortisol após exposição a um stressor psicossocial. Observou-se uma associação estatística significativa (p<0,05) entre algumas das concentrações de cortisol determinadas e o desempenho no vMWT. O stress agudo induzido artificialmente está associado a um aumento da concentração de cortisol. O reduzido tamanho da amostra foi uma importante limitação na retirada de conclusões relativas à relação das concentrações de cortisol com o desempenho no vMWT.