ESE - Provas de título de especialista
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Provas de título de especialista by Title
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Coaching and Mentoring in Teacher Professional DevelopmentPublication . Stewart, Kurtis S.Growing focus on teacher professional development (TPD) and its role in improving both teacher knowledge and teaching practices has raised questions as to what constitutes best policy for the continued training of teachers. Research in this area indicates that coaching and mentoring have established an increasingly important role in the development of sustainable and effective teacher training programs. TPD initiatives of longer duration using embedded instructional coaches are proving to have positive impacts on teacher knowledge and mastery of content. However, ongoing studies in the field are as of yet inconclusive as to whether these have a corresponding impact on student achievement. Given the current state of research, this paper proposes to examine TPD and coaching practices through the lens of a case study where a training initiative for English teachers in primary schools was undertaken by the Malaysian Ministry of Education.
- Gestão de Eventos Desportivos: Satisfação dos Participantes num Evento Desportivo UniversitárioPublication . Cardoso, António Francisco AlmeidaEste trabalho foi realizado no âmbito da minha candidatura ao título de especialista em Desporto e resulta da minha atividade como gestor desportivo ao longo dos últimos 10 anos. A organização e gestão de eventos desportivos revelou-se determinante pela complexidade de dimensões que congrega, pelos recursos humanos e materiais envolvidos, mas, principalmente, pelos recursos económicos financeiros e o impacto mediático dos eventos desportivos realizados. Na perspetiva da gestão e organização de eventos, o sucesso de um evento desportivo depende do grau de satisfação dos principais destinatários, espetadores e participantes, com a qualidade do serviço, sendo esta, amplamente reconhecida como um dos principais tópicos de investigação no âmbito da gestão e marketing. Assim, aprofundar e sistematizar melhor o conhecimento sobre este processo revelou-se essencial para a deteção de boas práticas e potenciais barreiras, sendo estes aspetos determinantes para o meu desenvolvimento profissional. Neste contexto, estas considerações tiveram impacto direto nas tomadas de decisão nos diversos eventos desportivos, nacionais e internacionais, organizados. A qualidade dos espaços desportivos, a programação desportiva, juízes e árbitros envolvidos, a transparência na comunicação dos resultados desportivos e outros aspetos que podiam condicionar o nível competitivo dos participantes constituíram-se como determinantes estratégicas da gestão de eventos.
- O processo do(a) musicoterapeutaPublication . Rocha, Margarida Moreira daA musicoterapia requer que o terapeuta reúna competências pessoais e competências profissionais - as técnicas e teóricas, as artísticas e musicais para desenvolver processos terapêuticos com eficácia nesta área. Este trabalho tem como ponto de partida a reflexão pessoal e crítica da sua autora - musicoterapeuta, apoiada em alguns autores que são referência para os assuntos tratados, e desenvolve-se em torno de três escolhas pessoais de formação: psicoterapia individual, modelo Benenzon de Musicoterapia (com destaque para a musicoterapia didáctica) e supervisão. Por um lado, coloca em evidência o percurso de aquisição destas competências, para além das reunidas na formação inicial, por escolha do (a) musicoterapeuta. Por outro, identifica alguns dos efeitos daí decorrentes no crescimento pessoal e profissional do musicoterapeuta, abordando questões específicas do contexto terapêutico musical, que se podem relacionar directamente com os processos terapêuticos dos pacientes.
- Relatório para a obtenção do título de especialistaPublication . Barros, Susana Alexandra Pacheco Valente da SilvaO trabalho que em seguida se apresenta destina-se à obtenção do título de Especialista em Artes, conferido pelo Politécnico do Porto, no âmbito do Consórcio com o Politécnico de Coimbra. Esta opção deve ser explicada. Idealmente, o título deveria ser requerido na área das Humanidades, uma vez que a minha formação, experiência e perfil aí melhor se enquadram. Porém, a inexistência, nesta instituição, dessa área, como se pode comprovar pelo Diário da República, 2ª série, nº 200, Despacho nº 14093/2011, de 18 de outubro, retificado pelo Despacho P.Porto/P-011/2019, conduziu à escolha da única possível no elenco das áreas de formação ministradas no P.Porto, Área CNAEF 210 – Artes. Esta escolha alicerça-se ainda em dois outros critérios: por um lado, o âmbito da minha formação inicial, em História da Arte, e, por outro, no fato de exercer atividade docente neste Politécnico e aqui desejar concluir as minhas provas de Especialista; finalmente, porque as matérias sobre as quais se debruça este relatório têm, como se verá, uma ligação, senão direta, pelo menos profundamente contextual com a Arte, a Educação Artística e a sensibilização para o estudo, conhecimento e valorização do Património nas suas mais variadas vertentes. Como objetivos fundamentais pretendo demonstrar a adequação do meu percurso profissional à lecionação de diferentes Unidades Curriculares de cursos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, em particular das licenciaturas em Gestão do Património e Educação Básica. Acima de tudo, explicar como esse mesmo percurso profissional, nas suas múltiplas vertentes, constitui uma mais-valia para esta atividade docente, permitindo que os estudantes compreendam melhor a ligação com o lado prático e a dimensão laboral da Educação e do Património. O especialista conhece o mercado de trabalho e, como tal, a comunicação da sua experiência enriquece o perfil do estudante e possibilita-lhe um contacto com a realidade e a aquisição de experiências nas diferentes áreas e vertentes da gestão cultural e do património, bem como no âmbito da ação educativa em contextos não-formais. Se a primeira ideia está mais ligada à licenciatura em Gestão do Património, a segunda, como se percebe, relaciona-se intimamente com a de Educação Básica.[...]