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O processo do(a) musicoterapeuta

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A musicoterapia requer que o terapeuta reúna competências pessoais e competências profissionais - as técnicas e teóricas, as artísticas e musicais para desenvolver processos terapêuticos com eficácia nesta área. Este trabalho tem como ponto de partida a reflexão pessoal e crítica da sua autora - musicoterapeuta, apoiada em alguns autores que são referência para os assuntos tratados, e desenvolve-se em torno de três escolhas pessoais de formação: psicoterapia individual, modelo Benenzon de Musicoterapia (com destaque para a musicoterapia didáctica) e supervisão. Por um lado, coloca em evidência o percurso de aquisição destas competências, para além das reunidas na formação inicial, por escolha do (a) musicoterapeuta. Por outro, identifica alguns dos efeitos daí decorrentes no crescimento pessoal e profissional do musicoterapeuta, abordando questões específicas do contexto terapêutico musical, que se podem relacionar directamente com os processos terapêuticos dos pacientes.

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Keywords

Musicoterapia modelo terapêutico relação terapêutica processo psicoterapeutico individual supervisão

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