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Authors
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Abstract(s)
A musicoterapia requer que o terapeuta reúna competências pessoais e
competências profissionais - as técnicas e teóricas, as artísticas e musicais para
desenvolver processos terapêuticos com eficácia nesta área.
Este trabalho tem como ponto de partida a reflexão pessoal e crítica da sua
autora - musicoterapeuta, apoiada em alguns autores que são referência para os assuntos
tratados, e desenvolve-se em torno de três escolhas pessoais de formação: psicoterapia
individual, modelo Benenzon de Musicoterapia (com destaque para a musicoterapia
didáctica) e supervisão. Por um lado, coloca em evidência o percurso de aquisição
destas competências, para além das reunidas na formação inicial, por escolha do (a)
musicoterapeuta. Por outro, identifica alguns dos efeitos daí decorrentes no crescimento
pessoal e profissional do musicoterapeuta, abordando questões específicas do contexto
terapêutico musical, que se podem relacionar directamente com os processos
terapêuticos dos pacientes.
Description
Keywords
Musicoterapia modelo terapêutico relação terapêutica processo psicoterapeutico individual supervisão