ESEIG - UTC Ciência da Informação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - UTC Ciência da Informação by Title
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- Access and information behaviour of European Documentation Centres users in Portugal and Spain: a comparative studyPublication . Martín González, Yolanda; Terra, Ana LúciaThe aim of this study was to undertake a comparative analysis of the practices and information behaviour of European information users who visit information units specialising in European information in Portugal and Spain. The study used a quantitative methodology based on a questionnaire containing closed questions and one open question. The questions covered the general sociological profile of the respondents and their use of European Document Centres, in addition to analysing aspects associated with information behaviour relating to European themes. The study therefore examined data on the preferred means and sources for accessing European information, types of documents and the subjects investigated most. The use of European databases and the Internet to access material on Europe was also studied, together with the reasons which users considered made it easy or difficult to access European information, and the aspects they valued most in accessing this information. The questionnaire was administered in European Document Centres in 2008 and 2010.
- Access and use of european information: a comparative analysisPublication . Terra, Ana LúciaThis paper presents some results of a survey on access to European information among a group of 234 users of 55 European Documentation Centres (EDCs), from 21 European Union (EU) Member-States. The findings of the questionnaire made to 88 EDCs' managers, from 26 EU Member-States, will also be analyse. Two different points of view regarding issues related to reasons to access European information, the valued aspects during that access and the use of European databases will be compare.
- Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolarPublication . Terra, Ana Lúcia; Sá, SalvinaNeste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação.
- ARCHIV-AVE: património documental da bacia do Ave: análise do sistema de informação dos Serviços Hidráulicos do Cávado e AvePublication . Silva, Carina da Conceição Sousa da; Terra, Ana LúciaEste trabalho apresenta o produto final do estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Informação Empresarial, que teve como objetivo principal o estudo e tratamento arquivístico do Sistema de Informação dos Serviços Hidráulicos do Cávado e Ave, por forma a servir a comunidade de investigadores. O método quadripolar orientou o tratamento arquivístico da informação produzida e acumulada por este Sistema de Informação, o que exigiu a elaboração de um estudo de natureza orgânica e funcional, que serviu de base à reconstituição da história dos serviços hidráulicos facultando a contextualização e compreensão da sua produção documental.
- A auditoria de informação: fonte de conhecimento e base de ação nas organizaçõesPublication . Terra, Ana LúciaNa sociedade atual, as organizações têm de saber lidar com um meio-ambiente muito instável e concorrencial, vivendo em constante adaptação/mudança interna e externa. Nesse cenário, a informação apresenta-se como um elemento fundamental para o delineamento da estratégia organizacional que vai permitir enquadrar e apoiar o processo de tomada de decisão bem como definir o caminho a trilhar no médio e longo prazo. A gestão da informação tem-se apresentado como contributo imprescindível para um máximo aproveitamento das potencialidades da informação, fazendo uso de métodos e técnicas específicas e apropriadas, contribuindo para a competitividade e para o sucesso organizacional. Desde a década de oitenta do século passado, a auditoria de informação tem sido apresentada como um método adequado à identificação, avaliação e gestão da informação no sentido de criar alicerces necessários para o aproveitamento de todo o potencial estratégico que esse recurso apresenta para as organizações. Assim, partindo de uma breve reflexão acerca do valor da informação para as organizações, faremos uma revisão do conceito e das metodologias de auditoria da informação, de modo a explicitar uma proposta de identificação das componentes do universo de análise da auditoria da informação, considerando as bases teóricas e metodológicas da Ciência da Informação.
- A credibilidade da informação na web: estudo de práticas informacionais em contexto escolarPublication . Terra, Ana Lúcia; Sá, SalvinaApresentam-se os resultados parcelares de um estudo destinado a promover um melhor conhecimento das estratégias que os jovens em idade escolar (12-18 anos) consideram relevantes para avaliar as fontes de informação disponíveis na Internet. Para o efeito, foi aplicado um inquérito distribuído a uma amostra de 195 alunos de uma escola do 3o ciclo e outra do ensino secundário de um concelho do distrito do Porto. São apresentados e discutidos os resultados acerca da perceção destes alunos quanto aos critérios a aplicar na avaliação das fontes de informação disponíveis na Internet, na vertente da credibilidade. Serão apresenta- das as práticas que os jovens declaram ter relativamente ao uso de critérios de autoria, originalidade, estrutura, atualidade e de comparação para avaliar a credibilidade das fontes de informação. Em complemento, estes resultados serão comparados e discutidos com as perceções que os mesmos inquiridos demonstram possuir relativamente aos elementos que compõem cada um destes critérios. A análise dos dados obtidos é enquadrada e sustentada numa revisão da literatura acerca do conceito de credibilidade, aplicado às fontes de informação disponíveis na Internet. São ainda abordados alguns tópicos relaciona- dos com a inclusão de estratégias de avaliação da credibilidade da informação digital no modelo Big6, um dos modelos de desenvolvimento de competências de literacia da informação mais conhecidos e utilizados nas bibliotecas escolares portuguesas.
- Uma década de CTDI: balanço e perspectivas futurasPublication . Terra, Ana LúciaNesta comunicação serão apresentadas algumas reflexões sobre a situação atual e os desafios contextuais para a formação na área da Ciência da informação ministrada na ESEIG, incluindo a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), bem como os Cursos de Especialização Pós-Graduada em lnformação Empresarial e em Gestão de Bibliotecas Escolares. Procurar-se-á refletir sobre o contributo do formato destes novos planos de estudo para a emergência e consolidação da Ciência da Informação, em Portugal, enquanto ciência, campo de ensino e âmbito de atuação profissional. Será analisado o contexto multidimensional, incluindo atividades e ambientes, do exercício profissional dos diplomados em CTDI e dos pós-graduados em lnformação Empresarial e em Gestão de Bibliotecas Escolares, exigindo competências diversificadas e complementares. Serão enfatizadas as competências necessárias para a formação de um profissional vocacionado para a gestão da informação e do conhecimento, tanto para a realidade específica dos serviços de informação como para o âmbito mais lato das organizações. Considerando a heterogeneidade semântica da designação "profissional da informação" refletir-se-á sobre a procura de uma afirmação identitária em paralelo com a necessidade de abertura a novas realidades sociotécnicas.
- Descifrando la reestructuración técnica del profesional de la información con las argumentaciones de la economía globalPublication . Terra, Ana Lúcia; Rodríguez García, Ariel AlejandroThis paper addresses the issue of restructuring the information professional in the global economy. This restructuring is justified by a tripartite explanation: the redesign understood as innovation and disciplinary change, the reorganization of institutions conditioned by the development of information technology and economic deflation interpreted as eliminating jobs. To understand this restructuring scenario multigenerational work contexts information services are also addressed. These work contexts represent a search for understanding and to overcome common referential differences, by baby boomer practitioners and digital natives. The issue of tension and challenge between the specific technical skills and flexibility to adapt to ever-changing organizations is another topic for reflection and serves to point out new paths for the restructuring of the information professional.
- Difusão e acesso à informação europeia: políticas e utilizadoresPublication . Terra, Ana LúciaFaz-se uma breve apresentação das políticas de informação e comunicação formuladas no âmbito das instituições da União Europeia. São depois analisados alguns dos resultados recolhidos através de três inquéritos: um a 88 responsáveis de Centros de Documentação Europeia (CDE) de 26 países, outro a 234 utilizadores de 55 CDE de 21 Estados-Membros da UE e um terceiro a 83 alunos de matérias europeias, de uma Universidade portuguesa. Serão analisados numa perspectiva comparativa dados sobre as motivações para o acesso à informação europeia, os meios e as fontes preferenciais para esse acesso e as condições facilitadoras do mesmo.
- Direitos de autor em Portugal: a perspetiva dos profissionais da informaçãoPublication . Terra, Ana LúciaApresentam-se e analisam-se os resultados portugueses de um inquérito focado no levantamento das opiniões, perceções e experiências relacionadas com questões de direitos de autor de profissionais da informação, maioritariamente bibliotecários. Foi aplicado um inquérito com 22 perguntas, tendo sido recolhidos 127 questionários completos. Depois da contextualização teórica, é feito o enquadramento do estudo português no âmbito do projeto internacional Copyright policies of libraries and other cultural institutions. De seguida, são tratados os dados relativos à caracterização da amostra, à familiaridade evidenciada pelos inquiridos relativamente as temáticas dos direitos de autor, ao seu nível de conhecimento sobre aspetos particulares deste âmbito, às políticas de direitos de autor nas instituições onde exercem a sua atividade profissional e à sua opinião no que respeita à formação sobre direitos de autor para os profissionais da informação. Por fim, são tecidas algumas considerações finais sublinhando os aspetos mais relevantes da pesquisa.