ESE - ECS - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - ECS - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Title
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- O cinema nos regimes autoritários: estudo comparativo dos casos espanhol e portuguêsPublication . Ribeiro, CarlaAssumindo como princípio basilar que a conexão entre o campo cultural e o poder político é uma constante na maioria dos regimes, democráticos, autoritários/ totalitários, liberais, pode encarar-se esta relação em dois sentidos opostos: a arte como reflexo da ideologia de uma classe/elite dominante, que serve como obliteradora de discursos alternativos, funcionando a um tempo como instrumento de conhecimento e de construção da realidade, ou a arte como a entendia Theodor Adorno, como um poder de pressão, como uma forma de resistência, como um contra-poder. Inscrito na esfera cultural, enquanto agente da História, o cinema desde muito cedo que se apresentou como uma “arma” nas mãos dos regimes políticos. No caso da sua utilização por Estados de ideologia única, o cinema tem mesmo servido para produzir uma história institucional, a “sua história”. Esta comunicação pretende ser uma reflexão sobre a instrumentalização propagandística do discurso cinematográfico, através da comparação entre o regime de Franco, em Espanha, e do Estado Novo, em Portugal, entre as décadas de 1930 e 1950, procurando em concreto apreender o poder que para António Ferro (diretor do Secretariado de Propaganda Nacional, órgão que superintendia o cinema português) e para Manuel García Viñolas (diretor do Departamento Nacional de Cinematografia Espanhola) o cinema conquistou e a (s) forma (s) como foi utilizado.
- ClioEse: uma comunidade virtual de (boas) práticasPublication . Ribeiro, Carla; Maia, Cristina; Barros, Amândio; Moreira, AnaPretende dar-se a conhecer, partilhando reflexões com a comunidade educativa, o projeto de investigação Oficina Didática de Ciências Humanas. Esta Oficina constitui-se como um projeto de investigação-ação, dirigido a todo o universo da Educação Básica. A equipa de investigadores apropriou-se do conceito de Comunidade Virtual de Prática como estratégia, de forma a conseguir a partilha de experiências, um diálogo aprofundado e a promoção de uma praxis socio-construtivista. A questão central de investigação que se coloca é a de saber se uma plataforma colaborativa deste tipo pode criar redes de interação, contribuindo para melhorar as práticas do ensino-aprendizagem das Ciências Humanas
- ClioEse: uma comunidade virtual na área das ciências humanasPublication . Maia, Cristina; Ribeiro, Carla; Barros, Amândio; Moreira, AnaO projeto de investigação-ação Oficina Didática de Ciências Humanas, da Escola Superior de Educação do Porto, dirige-se ao universo da Educação Básica. Apropriando-se da noção de comunidade virtual de prática, constituiu-se uma plataforma colaborativa – o ClioESE – que se assume como um instrumento destinado à criação de redes de interação que permitam a partilha de experiências, um diálogo aprofundado entre profissionais educativos e a promoção de uma praxis socio-construtivista no domínio das Ciências Humanas. O presente artigo apresenta o projeto e propõe a discussão, com a comunidade educativa, dos resultados obtidos até ao momento.
- Clube de História 7Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Clube de História 7Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Clube de História 8Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Clube de História 8Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Clube de História 8: Caderno de ActividadesPublication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Clube de História 9Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Clube de História 9Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
