ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Action-Research"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- 50% inspiração, 50% diversão. Estórias articuladas - uma abordagem analógica e digitalPublication . Ferreira, Ângela Silva; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Neste documento de natureza reflexiva encontra-se espelhado o processo da formação da mestranda durante a PES, pelo que se desenvolveram basicamente as quatro fases da supervisão: observação, planificação, ação e reflexão, contribuindo estas para a transformação da prática educativa e, ainda, o projeto de Investigação que envolve o professor no processo reflexivo. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Deste modo, a PES ofereceu a oportunidade de pensar, planear, arriscar e implementar diversas estratégias e explorar recursos analógicos e digitais que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem das crianças nos dois ciclos de ensino (1ºCEB e 2ºCEB). Assim a mestranda deteve uma visão longitudinal de ambos os contextos, adaptando as suas práticas e a sua postura às necessidades emergentes. Face a uma metodologia com características de investigação-ação, este RE apresenta ainda um capítulo referente à componente investigativa em formato de artigo científico. Nesta investigação procurou-se averiguar e conhecer o impacto do uso de recursos analógico e digitais no envolvimento e na construção de aprendizagens em conteúdos específicos das áreas de Matemática e Português, em alunos do 4º ano de escolaridade. Sendo, no entanto, este RE a conclusão da formação inicial da docente de perfil duplo, a mestranda tem plena consciência de que este é apenas o início do seu sonho e da enorme caminhada que pretende percorrer. Desta forma considera-se que o professor deve ansiar pela transformação das práticas educativas, procurando inspirações no contexto que permitam inovar e criar práticas e estratégias que fomentem o interesse dos alunos, levando estes a construir conhecimentos de forma divertida e interessada. Assim sendo, é fundamental que o docente se empenhe e se entregue plenamente à condição 50% inspiração e 50% diversão, que dá nome ao presente relatório de estágio.
- Aprender com (c)almaPublication . Soares, Inês Avillez Ataíde de Sousa; Fernandes, Dárida Maria; Duarte, PedroO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que seinserenoplano de estudosdo Mestrado emEnsinadolºCiclo doEnsinoBásico(CEB) ede Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Esta UC pretende que o futuro docente desenvolva profissional e pessoalmente, através da experiência e da descoberta em contexto educativo. Assim, este Relatório de Estágio pretender descrever e refletir sobre a ação desenvolvida no contexto educativo, sustentada por pressupostos teóricos e legais, de modo a que se possa compreender o percurso de descoberta e de evolução do perfil profissional da mestranda.Durante todo o caminho desenvolvido na PES,procurou-se selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento integral e holístico dos estudantes, que respeitassem o ritmo de cada um e que favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas e "Aprender com (c)alma." Assim, promovendo uma educação integral e respeitando a essência de cada estudante e de cada turma,amestranda contactoucomdoisníveis educativos-o1.º CEB e o 2.ºCEB -,e com dois tipos de regimes de ensino diferentes:ensino presenciale ensino não presencial. De modo a adequar e adaptar o seu trabalho a ambos os contextos, foi fundamental,para a mestranda,o processo colaborativo desenvolvido com os professores cooperantes, os professores supervisores, os orientadores, o par pedagógico,o duplo par pedagógico e demais intervenientes.Este aspeto,as exigências inerentes à prática profissional e a adaptação ocorrida durante o ano letivo permitiu superar desafios, melhorar as práticas educativas,desenvolver competências fulcrais à profissão docente e construir uma identidade profissional. Ademais, a prática pedagógica constituiu-se como um contexto rico de investigação-ação, na qual a mestranda pôde observar,planificar,agir e refletir,com o intuito de desenvolver competências inerentes ao docente investigador/reflexivo. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender quais as dinâmicas curriculares desenvolvidas durante o regime de ensino a distância,numa turma do 6.º ano de escolaridade.Deparando-se comum anoletivo atípico influenciado pela COVID-19,a mestranda considerouinteressante investigar que mudanças curriculares foram vivenciadas.
- Cativar para fazer crescer e aprender!Publication . Tavares, Patrícia Teixeira; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. A redação do relatório visa fundamentar, analisar, investigar e refletir criticamente toda a ação pedagógica realizada no decorrer do ano letivo 2021/2022, através da mobilização de diferentes pressupostos teóricos e legais, bem como de conhecimentos científicos, didáticos e pedagógicos que orientam a prática educativa. O documento integra duas dimensões: uma delas relativa ao desempenho profissional da mestranda nos ciclos de ensino - 1º CEB e 2º CEB - com os quais contactou em contexto de estágio e a outra relacionada com a componente investigativa. Ao longo da PES, a investigação-ação sustentou todo o trabalho desenvolvido, mostrando-se imprescindível percorrer as fases inerentes a esta metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. A par desta postura investigativa e reflexiva, a mestranda procurou adotar práticas pedagógicas construtivistas e contextualizadas, promotoras de aprendizagens significativas e do desenvolvimento holístico dos alunos. Na componente investigativa, levada a cabo pela mestranda e na qual participaram quatro turmas de diferentes anos de escolaridade, do 3º ao 6º ano, procurou-se averiguar em que medida o ano de escolaridade influencia as estratégias, ao nível das representações, utilizadas pelos alunos na resolução de problemas. Esta atividade revela-se fundamental no ensino e aprendizagem da matemática, visto que, "permite aprender de uma forma activa, ajuda os alunos a construírem conhecimento matemático novo e também a testar os seus conhecimentos sobre os diversos temas de ensino" (Boavida et ai., 2008, p. 33), contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.
- Compreender o Presente para Projetar o FuturoPublication . André, Telma Cabral; Fernandes, Dárida Maria; Castro, Geraldo; Rodrigues, PedroO Relatório de Estágio que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo no Ensino Básico. O presente documento, para além de possibilitar a habilitação para a docência nas áreas curriculares dos ciclos supracitados, apresenta pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática bem como a prática reflexiva implementada no contexto. A PES rege-se pelos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, uma vez que a práxis assenta nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, tendo sido adotada uma postura questionadora e reflexiva durante todo o percurso, com o propósito da mestranda conhecer e compreender os fenómenos inerentes ao contexto educativo e deste modo conseguir ajustar e melhorar as suas práticas. Importa referir, que todas as vivências decorrentes do processo de interação entre a mestranda, os professores supervisores, os professores cooperantes e o par pedagógico proporcionaram um franco crescimento na dimensão pessoal e profissional. No que respeita à Dimensão Investigativa, esta, foi realizada com base no Projeto Europeu Ukids. Assumiu-se como foco da investigação, o desafio “Trash Value” (Valor do lixo), pertencente ao projeto supracitado, o qual pretende que as crianças criem algo novo e com utilidade a partir de materiais sem valor aparente, neste caso a partir de caixas de ovos. Considera-se que nos dias de hoje a temática da sustentabilidade ambiental é um tema incontornável na formação de uma criança, pelo que deve ser trabalhada de forma articulada, integrando as diferentes áreas do saber. IV É indiscutível que a ação do professor, é, e continuará a ser condicionada pelas necessidades, interesses, motivações e ações das crianças, sendo estas o centro da aprendizagem e os agentes ativos da mudança. Deste modo a mestranda acredita no ensino e na aprendizagem por projetos, pautados pela articulação de saberes, numa perspetiva de Compreender o Presente para Projetar o Futuro.
- Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformarPublication . Bessa, Lara Sofia Amaral; Mascarenhas, DanielaO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, procura espelhar o trabalho desenvolvido pela mestranda, durante a prática profissional, com a mobilização dos pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, assim como dos saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que apoiaram e sustentaram a realização da PES. O RE pauta a multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas pela mestranda, sendo, por isso, o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos, e numa metodologia de cariz investigativo e mediativo, orientado pelas quatro fases subjacentes à investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, a importância do ciclo de supervisão e a cooperação, presente entre todos os intervenientes neste processo, que promoveram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos – o 1º CEB e o 2º CEB – o que permitiu uma visão longitudinal das temáticas a abordar e uma evolução e transformação das estratégias e dos métodos utilizadas, adequando-os às características de cada um dos contextos. Além do mais, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade: em ensino presencial e em Ensino a Distância (E@D). Neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida, os alunos do 2º ano, compreendem o conceito de área, e a influência do recurso a materiais manipuláveis e a ferramentas tecnológicas na aprendizagem do conceito área. A PES apresentou-se como o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer, o início daquele que é o seu maior sonho. Este percurso, permitiu constatar que a prática pedagógica é, e continuará a ser, pautada pelas necessidades, interesses, ações e sonhos das crianças, seguindo o lema de que a postura do professor deve ser sempre de transformação, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar.
- Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinarPublication . Pessoa, Inês Mendes; Fernandes, Dárida Maria; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar.