ESE - PSI - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - PSI - Comunicações em eventos científicos by Subject "Centros Novas Oportunidades"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Autores e Escultores num Tempo que Teima ir Contra a História: Dois Projetos em Conexto de Educação de AdultosPublication . Mendes, Ivaneide; Pinheiro, Anabela; Vieira, IsabelPensar e fazer Educação Social no campo da Educação de Adultos exige uma ação educativa crítica e esperançosa. Pretendendo ilustrar os contornos e a intencionalidade que esta ação educativa assume, apresentam-se dois projetos realizados no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, da Escola Superior de Educação do Porto, realizados em dois Centros Novas Oportunidades (CNO) da região Norte. Ressalta- se que estes projetos foram desenvolvidos num momento de muita fragilização nas políticas de Educação de Adultos no país, designadamente com o encerramento da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), uma ação governamental responsável pelo desenvolvimento dos programas e projetos destinados à qualificação escolar e profissional de jovens e adultos. O encerramento da iniciativa significou uma série de ruturas, inseguranças, desafios e incertezas de todos os envolvidos no terreno. Neste sentido, as investigações aqui apresentadas revelaram-se como projetos de intervenção que, não se limitando a promover uma análise factual deste momento histórico, tiveram como objetivos construir conhecimento crítico e permitir aos envolvidos agir no sentido de teimar contra as decisões que ampliam ainda mais as desigualdades sociais num país tão débil em matéria de Educação de Adultos. Estes projetos de intervenção social tiveram como pressuposto metodológico o paradigma sócio-crítico, através da metodologia de Investigação-Ação Participativa (IAP) que, pelo seu potencial transformador, se assume particularmente adequada em projetos socioeducativos e de desenvolvimento comunitário, sobretudo neste domínio. Esta apresentação está estruturada em duas partes. A primeira diz respeito às considerações teóricas e metodológicas que visam uma melhor compreensão dos trabalhos realizados, e a segunda parte dá conta dos dois projetos realizados. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais, sendo apontadas pistas para futuras investigações neste campo.