Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
230.29 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pensar e fazer Educação Social no campo da Educação de Adultos
exige uma ação educativa crítica e esperançosa. Pretendendo
ilustrar os contornos e a intencionalidade que esta ação educativa
assume, apresentam-se dois projetos realizados no âmbito
do Mestrado em Educação e Intervenção Social, Especialização
em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos,
da Escola Superior de Educação do Porto, realizados em dois
Centros Novas Oportunidades (CNO) da região Norte. Ressalta-
se que estes projetos foram desenvolvidos num momento
de muita fragilização nas políticas de Educação de Adultos no
país, designadamente com o encerramento da Iniciativa Novas
Oportunidades (INO), uma ação governamental responsável pelo
desenvolvimento dos programas e projetos destinados à qualificação
escolar e profissional de jovens e adultos. O encerramento
da iniciativa significou uma série de ruturas, inseguranças, desafios
e incertezas de todos os envolvidos no terreno. Neste sentido,
as investigações aqui apresentadas revelaram-se como projetos
de intervenção que, não se limitando a promover uma análise
factual deste momento histórico, tiveram como objetivos construir
conhecimento crítico e permitir aos envolvidos agir no
sentido de teimar contra as decisões que ampliam ainda mais
as desigualdades sociais num país tão débil em matéria de Educação
de Adultos.
Estes projetos de intervenção social tiveram como pressuposto
metodológico o paradigma sócio-crítico, através da metodologia
de Investigação-Ação Participativa (IAP) que, pelo seu potencial
transformador, se assume particularmente adequada em
projetos socioeducativos e de desenvolvimento comunitário, sobretudo
neste domínio.
Esta apresentação está estruturada em duas partes. A primeira
diz respeito às considerações teóricas e metodológicas que
visam uma melhor compreensão dos trabalhos realizados, e a
segunda parte dá conta dos dois projetos realizados. Por fim,
são apresentadas algumas considerações finais, sendo apontadas
pistas para futuras investigações neste campo.
Description
Keywords
Educação Social Centros Novas Oportunidades Educação de Adultos Investigação-Ação Participativa
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto