Repository logo
 
Publication

Autores e Escultores num Tempo que Teima ir Contra a História: Dois Projetos em Conexto de Educação de Adultos

dc.contributor.authorMendes, Ivaneide
dc.contributor.authorPinheiro, Anabela
dc.contributor.authorVieira, Isabel
dc.date.accessioned2017-08-02T14:37:11Z
dc.date.available2017-08-02T14:37:11Z
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractPensar e fazer Educação Social no campo da Educação de Adultos exige uma ação educativa crítica e esperançosa. Pretendendo ilustrar os contornos e a intencionalidade que esta ação educativa assume, apresentam-se dois projetos realizados no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, da Escola Superior de Educação do Porto, realizados em dois Centros Novas Oportunidades (CNO) da região Norte. Ressalta- se que estes projetos foram desenvolvidos num momento de muita fragilização nas políticas de Educação de Adultos no país, designadamente com o encerramento da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), uma ação governamental responsável pelo desenvolvimento dos programas e projetos destinados à qualificação escolar e profissional de jovens e adultos. O encerramento da iniciativa significou uma série de ruturas, inseguranças, desafios e incertezas de todos os envolvidos no terreno. Neste sentido, as investigações aqui apresentadas revelaram-se como projetos de intervenção que, não se limitando a promover uma análise factual deste momento histórico, tiveram como objetivos construir conhecimento crítico e permitir aos envolvidos agir no sentido de teimar contra as decisões que ampliam ainda mais as desigualdades sociais num país tão débil em matéria de Educação de Adultos. Estes projetos de intervenção social tiveram como pressuposto metodológico o paradigma sócio-crítico, através da metodologia de Investigação-Ação Participativa (IAP) que, pelo seu potencial transformador, se assume particularmente adequada em projetos socioeducativos e de desenvolvimento comunitário, sobretudo neste domínio. Esta apresentação está estruturada em duas partes. A primeira diz respeito às considerações teóricas e metodológicas que visam uma melhor compreensão dos trabalhos realizados, e a segunda parte dá conta dos dois projetos realizados. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais, sendo apontadas pistas para futuras investigações neste campo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-06-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10169
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Politécnico do Portopt_PT
dc.subjectEducação Socialpt_PT
dc.subjectCentros Novas Oportunidadespt_PT
dc.subjectEducação de Adultospt_PT
dc.subjectInvestigação-Ação Participativapt_PT
dc.titleAutores e Escultores num Tempo que Teima ir Contra a História: Dois Projetos em Conexto de Educação de Adultospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.startPage52pt_PT
oaire.citation.titleXXVII Congresso Internacional Pedagogia Socialpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_MendesIvaneide_2014.pdf
Size:
230.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: