ESS - PTE - Farmácia
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Browsing ESS - PTE - Farmácia by Subject "Antineoplásicos"
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- Proposta de formação padronizada em manipulação de citotóxicos em contexto hospitalar: Revisão sistemática de diretrizes e análise de resumos de características de medicamentosPublication . Moreira, Fernando Xavier FerreiraA preparação de medicamentos citotóxicos por profissionais graduados em farmácia requer o máximo rigor para proteger os doentes e os próprios profissionais de saúde. O principal objetivo do presente estudo consistiu no desenvolvimento de uma proposta de padronização de formação para profissionais que manipulam citotóxicos. A metodologia do presente estudo resultou da combinação de uma revisão sistemática das diretrizes sobre manipulação de medicamentos citotóxicos e de um estudo observacional transversal sobre os resumos de características de medicamentos (RCM) dos medicamentos citotóxicos. A revisão sistemática decorreu da pesquisa nas bases de dados Pubmed, Cochrane, Web of Science e Lilacs de publicações entre 2004 e 2022. Foram incluídas as diretrizes que abordavam a formação em manipulação de citotóxicos e o principal critério de exclusão foi a aplicação limitada ao trabalho com citotóxicos em ambiente não hospitalar ou em unidades hospitalares específicas. Já no âmbito da seleção dos RCM, foram selecionados os documentos carregados na página do Infomed dos medicamentos citotóxicos sujeitos a manipulação comercializados em Portugal, em maio de 2022. Para evitar o risco de viés de publicação na seleção das diretrizes, foram consultados peritos na área da manipulação de citotóxicos. Os resultados obtidos foram tratados na ferramenta Microsoft Excel. Foram incluídas 18 diretrizes e 97 RCM. Verificou-se que, 66,7% das diretrizes recomendava a realização de formação prévia ao início de funções e 72,6% recomendava a realização de formação numa base periódica. As sugestões específicas mais frequentemente referidas foram as formações em utilização de equipamento de proteção individual (EPI) (50%) e em utilização de controlos de engenharia primários de contenção (50%). Foi sugerido um plano de formação estruturado em cinco níveis, contemplando dois níveis teóricos, dois níveis práticos simulados e um nível de formação prática em contexto real. A principal limitação do plano de formação apresentado consiste no tempo necessário para a sua concretização. Ainda assim, admite-se a adequação do plano de formação proposto com recurso aos conteúdos formativos mais habitualmente mencionados nas diretrizes e às necessidades de conhecimentos e capacidades implícitas nos RCM.