ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1.º Cycle of Basic Education"
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- Relatório de EstágioPublication . Simões, Inês de Oliveira; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este relatório consiste na descrição e análise crítica e reflexiva do processo de formação profissional da mestranda, relevando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de Educação Pré-Escolar com crianças de cinco e seis anos, e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com crianças de nove e dez anos. Realça-se que a prática no contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) não se desenvolveu conforme no contexto do 1.º CEB, tendo sido desenvolvidos apenas momentos pontuais de contacto à distância com as crianças, dadas as circunstâncias provenientes da pandemia que desolou Portugal e o Mundo. No decorrer de todo o trabalho, revelou-se uma enorme importância do trabalho colaborativo entre a equipa educativa, mais concretamente entre o par pedagógico, as supervisoras institucionais, as docentes cooperantes e o pessoal não docente da instituição de estágio, sendo esta colaboração uma base importantíssima na duração de toda a prática educativa. Para além disso, no decurso da prática educativa apresentou-se uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente as etapas de observação, planificação, avaliação e reflexão, vinculadas com referentes teóricos e legais, tal como, com a ação pedagógica da autora do presente relatório. Ressaltando a importância da reflexão contínua acerca da prática educativa, a mestranda evidencia ao longo do processo, a procura de uma postura indagadora e crítica que agilize não só o seu constante crescimento profissional, mas também a construção de aprendizagens por parte das crianças.