ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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- Complexidade das OrganizaçõesPublication . Pereira, Jorgina Marlene MirandaA adaptação às constantes mudanças dos mercados nacional e internacional é fundamental para que as respostas corporativas se vinculem à implementação de estratégias eficazes e eficientes. Contudo, o ambiente competitivo, fomenta a instabilidade e imprevisibilidade do mercado, colocando em causa a sustentabilidade das estratégias. É neste contexto que surgem as limitações associadas à forma de gestão tradicional, pautada pela necessidade de controlar o desconhecido. O reconhecimento das teorias da complexidade como nova base conceitual capaz de readequar as práticas de gestão aos ambientes organizacionais contemporâneos, é o ponto de partida para a compreensão das organizações como sistemas adaptativos complexos. Observar as organizações como sistemas complexos é admitir que a sua história - path dependence – a torna única na sua forma de pensar e agir no mercado. A presente dissertação apresenta como objetivo geral estudar as organizações com base nos pressupostos das teorias da complexidade. Este objetivo, consubstancia-se em duas intenções fundamentais (1) analisar o estado da arte relativamente à complexidade no contexto das organizações e, (2) investigar qual a influência da complexidade no seu desempenho e sucesso. Para investigar as organizações complexas, adotaram-se diferentes métodos de investigação. Numa primeira fase, recorreu-se ao VOSviewer com o objetivo de mapear e ilustrar a literatura científica desta área, ao longo do tempo. Numa segunda fase, com o intuito de avaliar a capacidade explicativa das variáveis identificadas na literatura, foi recolhida uma base de dados de 468 empresas, com e sem presença internacional. Posteriormente, foi realizada uma análise fatorial, uma análise discriminante e, uma análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos no primeiro artigo sugerem a complexidade como uma área com eminentes contributos na compreensão das organizações. No segundo artigo, a internacionalização, o número de funcionários, o tamanho, a alavancagem, a idade e o endividamento são identificados como os fatores com maior poder explicativo, apesar de se manifestarem insuficientes na medição da complexidade organizacional. A complexidade é a característica subjacente às relações comerciais contemporâneas capaz de criar vantagens competitivas sustentáveis e, consequentemente, desenvolvimento organizacional e social. Estudar a complexidade das organizações, mais do que a medir, é compreendê-la. Tendo em consideração a reduzida produção científica desenvolvida no âmbito da complexidade das organizações, a presente dissertação reflete-se original e diferenciadora na interpretação das organizações hodiernas e da sua gestão contribuindo com novas formas de pensar a organização com base no entendimento proposto pelas teorias da complexidade.