ESMAD - Dissertações de Mestrado
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- Dinâmica de equipa e o seu impacto na rodagem: assistência de realização na curta - metragem “O Egotista”Publication . Bento, Hélio Bruno Ribeiro; Ribeiro, Pedro AzevedoNeste trabalho procura -se aprofundar as diferentes dinâmicas e métodos a adotar, como Assistente de Realização, durante uma determinada produção de Cinema. A nível de metodologias, propõe -se a recolha de testemunhos de profissionais da área bem como a investigação bibliográfica adequada, com referências a obras de autores como Eve Light Honthaner e Steven Ascher, que se debruçam no trabalho do departamento de realização no geral. A esta componente será depois acrescentado o contexto do projeto “O Egotista” e o trabalho exercido pela assistência de realização na curta-metragem.
- Estratégias narrativas no documentário de retrato: realização na longa-metragem Agente de MudançaPublication . Pinto, Nuno Alexandre Fonseca de Sá Cardoso; Martins, FilipeEste ensaio investiga as estratégias narrativas utilizadas no cinema documental, com ênfase na construção da perspetiva e do sentido, nas implicações éticas da representação, bem como na receção por parte do espectador. O estudo parte de uma metodologia qualitativa, recorrendo a obras e autores de relevância, com o intuito de compreender o documentário como género cinematográfico autónomo e multifacetado. O problema central da pesquisa reside na tensão entre a intenção autoral e a expectativa de veracidade associada ao documentário, levantando questões éticas e estéticas sobre a forma como os eventos são retratados e interpretados. A relevância do tema manifesta-se tanto para a comunidade cientifica, por contribuir para a reflexão critica sobre a linguagem documental, como para a sociedade em geral, ao tratar do papel do cinema como instrumento de representação e ferramenta de intervenção social. Procura-se compreender como as escolhas formais — como o enquadramento narrativo, o ponto de vista autoral e a organização da matéria fílmica — moldam a experiência documental, quer a partir da intencionalidade do realizador, quer na leitura ativa do público e nas suas expectativas associadas as convenções de gênero. A investigação dedica particular atenção ao documentário de retrato, abordando as implicações éticas e estéticas na representação do outro. A análise parte do princípio de que todo o gesto documental implica uma relação de poder e responsabilidade, exigindo uma consciência critica por parte de quem filma e uma sensibilidade ética perante quem e filmado. Em paralelo a pesquisa teórica, foi desenvolvido o documentário Agente de Mudança como projeto pratico, servindo como campo de aplicação dos conceitos estudados, cuja construção seguiu princípios coerentes com os eixos de reflexão propostos, o que permitiu uma abordagem mais integrada entre teoria e experiência. A pesquisa conclui que o documentário, ao conjugar escolhas narrativas conscientes e responsabilidade ética, pode transcender a simples observação da realidade, tornando-se uma forma de intervenção critica e socialmente relevante. A reflexão sobre o papel e escolhas do realizador revela-se, assim, essencial para uma prática mais justa e consciente no campo do cinema documental.
