ESS - PTE - Terapia da Fala
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Browsing ESS - PTE - Terapia da Fala by Subject "(re)habilitação"
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- (Re)habilitação na audição e linguagem – desafios para a implementação de um modelo de encaminhamento/ atuação após o diagnósticoPublication . Silva, Pedro Nuno Brás daO diagnóstico precoce da surdez contribui como um factor decisivo para a (re)habilitação das crianças. Quando ocorre um diagnóstico/encaminhamento tardios, o desenvolvimento da Linguagem poderá estar comprometido. Numa revisão da literatura, foram usados os motores de busca Medline, ScienceDirect e SciELO. Os termos utilizados foram: “Rastreio Auditivo Neonatal Universal”, “Intervenção Precoce”, “surdez” para a literatura em português e “Universal Newborn Hearing Screening” e “Early Hearing Detection and Intervention” para o inglês. Os resultados mostram que o RANU é um meio efectivo de diagnóstico precoce de surdez. O acesso atempado à tecnologia auditiva e a intervenção contribuem como variáveis com grande impacto para melhores resultados no desenvolvimento da Linguagem. A posição do Joint Committe on Infant Hearing parece evidenciar o modelo mais consensual para o seguimento destes casos, indicando também que deve existir uma equipa de profissionais qualificados e experientes na surdez. Estes devem atender às necessidades da família, orientar o processo de escolha das opções comunicativas mais adequadas e garantir a coordenação entre os serviços hospitalares e educacionais. A legislação em vigor em Portugal para garantir a (re)habilitação poderá ter de ser revista para estar de acordo com as boas práticas internacionais.