ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by Subject "Acolhimento residencial"
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- O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovensPublication . Lage, Paulo Jorge Costa; Barros, Sílvia Araújo deEm Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização.