ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Subject "Academic and professional education"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da formação académica e da identidade profissional docente na construção das práticas letivas em Formação Musical no ensino básicoPublication . Pires, Ana Raquel da Silva; Costa, Jorge Alexandre; Pires, JorgeOlhando para os docentes de Formação Musical podemos ver que existe uma identidade profissional dentro de cada um, baseada nas vivências enquanto aluno aquando da sua formação académica e também uma construção da mesma ao longo do seu percurso profissional. O presente relatório de estágio desenvolve-se a partir da prática de observação e aplicação de práticas letivas no contexto do mesmo, e de um Projeto de Investigação no qual o objetivo é perceber de que forma fatores como a formação académica e a identidade profissional podem influenciar as práticas dos professores de formação musical. A metodologia utilizada no presente estudo partiu da entrevista realizada a 4 professores de formação musical, de diferentes gerações e posteriormente uma observação de aula, por forma a tomar conhecimento de como constroem as suas práticas e de que maneira aplicam as mesmas aos seus alunos. Desta forma, o relatório de estágio desenvolve-se ao longo de três capítulos: no primeiro, é realizada uma reflexão sobre a disciplina de Formação Musical, uma contextualização do Pólo de Estágio e uma caracterização das turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo, reflete-se sobre o percurso feito no contexto do estágio, as dificuldades surgidas; por último, surge o Projeto de investigação relacionado com A Importância da Formação Académica e da Identidade Profissional Docente na Construção das Práticas Letivas em Formação Musical no ensino básico, no qual se pôde perceber que a formação e a identidade de cada docente ocupam um lugar de destaque, e que existem perspetivas distintas sobre como se deve e pode proceder à construção e ao desenvolvimento das práticas letivas.