ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Subject "Acessibilidade"
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- Arquitetura escolar inclusiva: a acessibilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo AugustoPublication . Machado, Fabíola Foderati; Paiva, Margarida DelgadoNo Brasil existem diversas leis que garantem o direito de todos à escola regular, porém a inclusão plena só ocorrerá quando as escolas se tornarem efetivamente acessíveis. E a busca por se tornar uma escola inclusiva tem exigido mudanças nos ambientes físicos e pedagógicos nas unidades escolares. Assim, a presente dissertação buscou analisar e avaliar as questões de acessibilidade e a mobilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto verificando se atendem as condições básicas de inclusão escolar, bem como identificar, descrever e mapear barreiras arquitetônicas no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, investigar a percepção dos usuários com deficiência e mobilidade reduzida quanto à acessibilidade, mobilidade e adequação às suas necessidades no IFFAR Santo Augusto e investigar a percepção dos gestores do IFFAR Santo Augusto, quanto às condições de acessibilidade e mobilidade das mesmas e sua adequação a recepção de alunos com deficiência e mobilidade reduzida. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que tem como instrumentos de recolha de dados a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com usuários portadores de necessidades especiais, realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores e avaliação técnica através de pesquisa de campo com levantamento in loco por meio de um checklist de avaliação de acessibilidade. A aplicação destes diferentes métodos possibilitou alcançar os objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos permitem concluir que a estrutura física do IFFar Campus Santo Augusto é suficiente para assegurar a acessibilidade do aluno com deficiência ou com mobilidade reduzida, porém a acessibilidade atitudinal precisa ser revista. Os resultados demonstram também que o campus já avançou muito em relação à acessibilidade, porém, ainda há muito a realizar.