ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Subject "Action-research methodology"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A transição entre etapas educativas e momentos do dia: continuidade, articulação e participação da criançaPublication . Teixeira, Ana Isabel Hipólito Reis; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e documenta a experiência formativa em contextos de Creche e Educação Pré-Escolar. A investigação centra-se nas transições educativas, momentos determinantes no percurso das crianças, analisando estratégias pedagógicas que promovem continuidade e adaptação harmoniosas. A prática educativa foi desenvolvida em duas instituições distintas com relevo na participação ativa da criança. A experiência de estágio em contexto de educação em creche e Educação Pré-Escolar permitiu compreender a importância da articulação entre os ciclos educativos, o impacto das rotinas na estabilidade emocional e a necessidade de envolvimento da família no processo educativo. Para além disso, analisou-se o papel dos educadores na promoção de ambientes de aprendizagem seguros, desafiantes e respeitadores do ritmo individual de cada criança. A reflexão crítica destaca desafios e aprendizagens construídas, evidenciando a relevância da intencionalidade pedagógica na construção de experiências significativas. Conclui-se que a educação de infância deve garantir contextos ricos, seguros e inclusivos, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e consolidando a identidade profissional dos educadores. O estudo reforça ainda a necessidade de aprofundar práticas de continuidade educativa, minimizando eventuais ruturas no percurso da criança e promovendo transições harmoniosas.