ISCAP – DM - Estudos Interculturais para Negócios
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Browsing ISCAP – DM - Estudos Interculturais para Negócios by Subject "Active citizenship"
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- Bridging the Gap: the role of non-formal education in enhancing youth employabilityPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eEsta dissertação explora o papel da Educação Não Formal (ENF) na melhoria da empregabilidade jovem, com um foco especial no estudo de caso do Parlamento Europeu de Jovens (PEJ) Portugal. Num mercado de trabalho global em constante evolução, os empregadores exigem cada vez mais não apenas conhecimentos técnicos, mas também competências interpessoais, tais como comunicação, trabalho em equipa, liderança e capacidade de adaptação. No entanto, atualmente os sistemas de educação formal não desenvolvem adequadamente estas competências. A ENF, especialmente através de organizações juvenis como o PEJ, tem-se afirmado como um complemento essencial à educação formal, oferecendo oportunidades de aprendizagem experiencial que promovem tanto a empregabilidade como a competência intercultural. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, este estudo analisou formulários de feedback, inquéritos e entrevistas com empregadores. Os resultados demonstram que a participação no PEJ contribui significativamente para o desenvolvimento de competências de empregabilidade, principalmente em relação a competências interpessoais e à capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais. Além disso, as atividades do PEJ promovem a cidadania ativa, incentivando os jovens a envolverem-se mais nas suas comunidades e a assumirem papéis de liderança. Este estudo contribui para o crescente corpo de literatura sobre ENF, fornecendo novas visões sobre como as organizações juvenis podem colmatar a lacuna entre a educação formal e as competências práticas exigidas pelo mercado de trabalho moderno. Também destaca o potencial de integração da ENF nas estratégias nacionais e europeias de empregabilidade jovem. A investigação conclui com recomendações para o desenvolvimento e reconhecimento da ENF, bem como sugestões para estudos futuros sobre os impactos a longo prazo da ENF na empregabilidade dos jovens.
