ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico by Subject "Artistic education"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- "Basteln" - Contributo para uma maior predisposção para a arte?: Relatório Final de EstágioPublication . Menezes, Isabel Eisele; Silva, António Fernando Monteiro Pereira daDesenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, o presente Relatório Final de Estágio debruça-se sobre o percurso formativo percorrido ao longo deste Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, abordando para tal as próprias experiências de estágio como fonte de reflexão sobre a prática docente. Tem contributos do estudo iniciado no contexto da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Educação Artística do mesmo Mestrado, cujo tema parte, precisamente das experiências e observações dos diferentes contextos de estágio. Assim, este relatório divide-se em duas partes distintas. Por uma questão de melhor contextualizar as abordagens feitas à Prática Educativa, a parte da investigação é apresentada em primeiro, centrando-se esta na procura de fundamentações para a hipótese de haver um contributo do "basteln" para uma maior predisposição para a arte. Já a segunda parte deste relatório foca, retrospectivamente, as experiências de estágio, onde, tendo em conta os pontos de ligação com o tema de estudo apresentado anteriormente, é analisada a Prática Educativa Supervisionada.
- O contributo da educação artística para o cultivo da individualidadePublication . Monteiro, Marlene Isabel Soares; Silva, António Fernando Monteiro Pereira daEste Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Nele, é realizada uma abordagem qualitativa e interpretativa das ações realizadas durante as três práticas educativas, referentes ao terceiro ciclo do ensino básico. Através da análise e reflexão das experiências realizadas foi pretendido proporcionar aos alunos os tempos, os espaços e os desafios que permitissem trazer os seus interesses e motivações pessoais para a resolução das atividades propostas. As ações educativas tiveram como principal objetivo considerar metodologias e estratégias que permitissem dialogar com a individualidade do aluno na coletividade de que fazem parte.