ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico by Subject "Art"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociaisPublication . Cabral, Nuno Filipe Marinho; Silva, António Fernando Monteiro Pereira daEste trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no currículo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a valorização da disciplina de Educação Visual.
- Estratégias de Motivação em Educação Visual - caso 7º ano do Ensino BásicoPublication . Coelho, Carina Isabel Correia; Lopes, SusanaNo presente relatório é feita uma análise das estratégias de motivação tendo em conta as Práticas Educativas Supervisionadas desenvolvidas ao longo três ciclos do ensino básico, no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino básico. Desta forma, o tema central “Estratégias de Motivação em Educação Visual- caso 7ºano do ensino básico”, surge a partir da Prática Educativa no 3º ciclo do ensino básico. Durante o relatório é ainda descrita a passagem pelo 1º e 2º ciclo de ensino, para que se compreenda o caminho até ao 3ºciclo, e a escolha de determinadas estratégias. Na fundamentação do trabalho são abordados os conceitos como Educação Artística, motivação em sala de aula e ainda estratégias de ensino, no sentido de aprofundar o tema do relatório. A análise sobre o tema tem um carácter reflexivo, surgiu no decorrer da prática educativa desenvolvida, como necessidade de encontrar estratégias que pudessem levar à motivação dos alunos em sala de aula.