ESS - APCT - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - APCT - Comunicações em eventos científicos by Subject "Cancro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Atividade citotóxica de extratos de Taraxacum hispanicum em linhas celulares de cancro da mamaPublication . Magalhães, Ângela; Vieira, Filipa Quintela; Pinho, Cláudia; Oliveira, Ana; Cruz, Agostinho; Carmen, Jerónimo; Silva, ReginaAs plantas do género Taraxacum têm sido utilizadas tradicionalmente em tratamentos por apresentarem propriedades diuréticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras e antitumorais. O cancro da mama é um dos cancros mais comuns em Portugal, particularmente na região norte do país. Cerca de 75-80% dos casos de cancro da mama invasivo expressam recetores de estrogénio (RE), tendo uma boa resposta a terapias antiestrogénica. Contudo, uma parte destes tumores tornam-se estrogénio resistentes (ER), sendo os tratamentos utilizados para este tipo de tumores, assim como para o cancro metastático e/ ou recorrente, pouco efetivos. Assim, é necessário pesquisar novas alternativas terapêuticas seguras e eficazes.
- Avaliação da citotoxicidade de compostos sintéticos em linhas celulares de cancro da próstataPublication . Magalhães, Ângela; Vieira, Filipa Quintela; Vieira, Mónica; Ferraz, Ricardo; Prudêncio, Cristina; Carmen, Jerónimo; Silva, ReginaO cancro da próstata (CaP) constitui uma das principais causas de morbilidade e mortalidade oncológica quando diagnosticado em estadios avançados da doença. As terapêuticas atualmente disponíveis apresentam limitado efeito curativo, levando à progressão para um fenótipo altamente agressivo resistente à castração. Assim, torna-se imperativo o desenvolvimento de novas de agentes anti-tumorais. Os líquidos iónicos são sais orgânicos com atividade anti-neoplásica tendo vindo a ser alvo de estudo na indústria farmacêutica. As quinoxalinas são compostos aromáticos heterocíclicos com várias aplicações na medicina devido ao seu potencial anti-tumoral e anti-microbiano.
- Citotoxicidade de extratos de T. hispanicum em linhas celulares de cancro da próstataPublication . Magalhães, Ângela; Vieira, Filipa Quintela; Pinho, Cláudia; Oliveira, Ana; Cruz, Agostinho; Carmen, Jerónimo; Silva, ReginaAs plantas do género Taraxacum têm sido utilizadas, tradicionalmente, para o tratamento de vários tipos de cancro. No entanto, estudos relativos à sua atividade anticancerígena são escassos e o potencial mecanismo de ação ainda está pouco esclarecido. Dados do RORENO (2010) revelam que o cancro da próstata é um dos mais diagnosticados em Portugal e que o tratamento é pouco efetivo em estádios avançados. A terapia mais utilizada para o cancro da próstata localmente avançado e metastizado é a terapia de privação androgénica. Contudo, muitos doentes que respondem inicialmente ao tratamento desenvolvem posteriormente a doença resistente à castração. Pelo exposto, é necessário pesquisar novas alternativas terapêuticas seguras e eficazes.
- Estudo de novos compostos sintéticos para o tratamento do cancro da mamaPublication . Magalhães, Ângela; Vieira, Filipa Quintela; Vieira, Mónica; Ferraz, Ricardo; Prudêncio, Cristina; Jerónimo, Carmen; Silva, ReginaO cancro da mama (CaM) apesar dos avanços no tratamento e deteção precoce desta neoplasia, permanece como uma das principais causas de morte por cancro nas mulheres devido à progressão e disseminação sistémica. Cerca de 80% dos CaM invasivos são positivos para o recetor de estrogénios sendo candidatos à terapia de bloqueio. No entanto, 30- 40% das doentes desenvolvem recidiva, evoluindo para um fenótipo hormono-resistente. Nestes estadios, as opções terapêuticas apresentam uma reduzida eficácia. Assim, é importante a descoberta de novos agentes anti-neoplásicos. Os líquidos iónicos e as quinoxalinas são sais orgânicos com potencial anti-tumoral que têm vindo a ser alvo de estudo na indústria farmacêutica devido às suas propriedades medicinais e composição flexível no caso dos líquidos iónicos.
