ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by Subject "Action inquiry"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio: O passado diz-me quem sou, o presente diz-me quem sereiPublication . Moreira, Ana Isabel Rodrigues Mendes; Gomes, José AntónioO Relatório que aqui se apresenta pretende espelhar, de forma crítica e reflexiva, a prática pedagógica desenvolvida pela professora estagiária, no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A prática educativa, apoiada no estudo de várias obras e de referenciais teóricos e legais, permitiu revelar os sentidos da expressão ser professor nos dias hoje. É esse processo, são esses sentidos que aqui se relatam. O relatório compreende ainda a caraterização dos contextos da Escola Básica do Valado e da Escola Básica Vallis Longus, onde a professora estagiária exerceu a sua prática pedagógica. No contexto de sala de aula, foram realizadas intervenções nas áreas curriculares disciplinares de Português, de Matemática, de Ciências Naturais, de História e Geografia de Portugal e de Estudo do Meio (Ciências Sociais e Humanas). As reflexões sobre estas intervenções, sustentadas por referenciais teórico-práticos e por reflexões pós-ação, integram este relatório, separadamente. A professora estagiária participou igualmente em projetos, atividades e reuniões realizadas em ambos os contextos educativos. Este documento apresenta, ainda, o projeto de metodologia de investigação-ação desenvolvido pela professora estagiária num dos contextos educativos, intitulado As Lendas Lendárias da minha Terra!. Nas Considerações Finais, são apresentadas perspetivas sobre o futuro profissional e sobre a formação ao longo da vida, só possíveis de elaborar mediante as experiências, os desafios, as emoções e as aprendizagens vivenciados até ao momento.