ESS - SA - Posters apresentados em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - SA - Posters apresentados em eventos científicos by Subject "Agenda 2030"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorPublication . Duarte, Marina; Farinha, Carla Sofia; Caeiro, Sandra; Reis, Margarida Santos; Simão, João; Rigueiro, Constança; Galacho, Cristina; Câmara, Patrícia; Pedro, Josélia; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Araújo, Marisa Almeida; Vieira da Silva, ManuelaReconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade