ESMAD - DM - Sistemas e Media Interativos
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Browsing ESMAD - DM - Sistemas e Media Interativos by Subject "Ambientes digitais"
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- Estudo do hábito para a reabilitação cognitiva suportado em jogos sériosPublication . Gonçalves, Helena Isabel Marques; Silva, FirminoA inovação da tecnologia contribui para uma abordagem personalizada e integrada na área da educação, jornalismo, comunicação institucional e empresarial, línguas, gestão, ‘marketing’, e sobretudo, na saúde. Face ao número crescente de novos pacientes e à falta de especialistas (como se verifica com a atual pandemia), a emergência de tecnologias inovadoras aproxima as áreas da saúde e das tecnologias. Neste projeto pretendeu-se adotar essa temática, utilizando ambientes digitais no contexto da RC, para o tratamento de indivíduos da terceira idade com défice nas funções cognitivas. Nomeadamente, por Jogos Sérios (JS), explorando o hábito como método de estimulação mediante ações e estímulos tecnológicos. Tipicamente, o paciente de doenças neurológicas sofre de Deficits Cognitivos (DC), ao nível das funções executivas, viso-espaciais, da atenção e/ou da memória. A inserção do paciente num ambiente que promove e simula a estimulação cognitiva autónoma e auxiliada, visa a reduzir custos e proporcionar um ambiente personalizado para o treino de atividades de reabilitação que normalmente exigiria a presença de um terapeuta ou o recurso limitado de exercícios disponibilizados. Neste contexto pretendeu-se explorar diversas vertentes para o sucesso do tema/área de exploração, adotando uma interação controlada por hábitos atómicos, que não só limitam o tempo de jogo, como motivam e capacitam os utilizadores (pacientes) a realizar tarefas no seu quotidiano. Em considerações gerais, este projeto cumpriu todos os objetivos propostos. Terminando-o, com um enquadramento do impacto e acompanhamento do avanço tecnológico na área da saúde, no âmbito da RC, tal como a definição das potencialidades e limitações dos JS ao nível da funcionalidade e usabilidade na população em foco. Aludindo à comparação do impacto e envolvimento no processo de reabilitação recorrendo a JS, comparativamente com as abordagens tradicionais, resultante da recolha e análise da revisão da bibliografia, que originou num artigo validado cientificamente pela HCist - International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies. Como resultados, este projeto contribuiu com resultados quantitativos e qualitativos capazes de aferir a veracidade e eficácia do desenvolvimento de hábitos e competências cognitivas através do uso dos JS desenvolvidos e selecionados em consideração e avaliação personalizada de cada paciente. Retornando através da aplicação dos testes capacitivos, que os hábitos podem ser transpostos em contextos do quotidiano, através da prática do toque, da cognição e exploração do equipamento.
- Vox Clamantis in DesertoPublication . Maia, Maurício Ferreira da Silva; Alípio, Luís Manuel FélixEste videojogo é uma narrativa interativa em primeira pessoa dentro de um ambiente digital 3D, no qual foram exploradas ferramentas procedurais para a sua criação. Vox Clamantis in Deserto é um Walking Simulator com o deserto como pano de fundo, nesse espaço inabitado existem fragmentos do passado, de tempos de fé e de crença. O jogador é convidado a explorar livremente uma civilização perdida do futuro e encontrar o seu legado. A batalha entre a crença religiosa e a crença científica é espelhada ao longo do videojogo, um confronto de ideias e condutas e as consequências de um mundo sem princípios e sem religião.