ISCAP - Dissertações de Mestrado
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- Rentabilidade empresarial e crise económica e financeira: evidências das empresas portuguesas do cluster automóvelPublication . Sá, Rafael José da Silva; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daNo atual contexto de mercado global, a concorrência é cada vez maior e a rentabilidade das empresas é cada vez mais relevante no que respeita à sua possibilidade de sobrevivência e expansão. O presente estudo incide sobre o setor automóvel português pelo papel preponderante que o mesmo representa na economia nacional, procurando colmatar a falta de investigação nesta área, aplicada especificamente a este setor. Os objetivos centrais desta investigação prendem-se em perceber se a rentabilidade das empresas portuguesas do Cluster automóvel foi afetada pela crise financeira sentida em Portugal em 2010/2011, examinando alguns dos determinantes da rentabilidade e se existem diferenças na importância relativa desses fatores durante e após o período da crise económica e financeira. A análise desenvolvida tem por base uma amostra de 3670 empresas representativas do Cluster automóvel português, das quais 3486 representam o Comércio automóvel e 184 representam a Indústria automóvel, de acordo com a informação empresarial retirada da Base de Dados SABI. Esta análise é conduzida através da aplicação de metodologias de dados em painel estático e dinâmico durante o período compreendido entre 2011 e 2018. Os principais resultados obtidos sugerem que a crise económica e financeira teve impacto na degradação da rentabilidade das empresas do Cluster automóvel e, por outro lado, demonstram evidências de relações não lineares entre alguns dos determinantes selecionados e a rentabilidade das empresas. No caso específico da relação entre o nível de internacionalização e a rentabilidade, os resultados sugerem uma teoria unificada de expansão internacional em três fases, que incorpora uma relação do tipo côncavo seguida de uma relação do tipo convexa. A outro nível, os resultados desta pesquisa revelam que a crise económica e financeira alterou alguns dos efeitos das variáveis independentes sobre a rentabilidade das empresas portuguesas do Cluster automóvel.