ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a Ser Professor: Integrar o humor para diversificar aprendizagens e promover o gosto pela leituraPublication . Silva, Sara Isabel Costa; Oliveira, ElisamaA escola apresenta-se como uma comunidade de pessoas que atuam, interagem, aprendem e progridem, requerendo um perfil de professor reflexivo e em constante indagação. Para dar resposta a este perfil, o processo de formação de professores é composto por quatro etapas principais, que são também considerados instrumentos muito vantajosos para a prática educativa, a saber: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto que o presente Relatório da Prática Educativa Supervisionada, elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) homónima, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, se constitui como um espaço de apresentação de toda a trajetória de evolução pessoal e de conceção científico-profissional realizada pela mestranda, ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Em virtude do referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos predominantes no ensino, contemplando, ainda, um cariz investigativo. Portanto, este relatório revela a evolução da formanda, evidenciando as adversidades, mas também os potenciais que delinearam este percurso, bem como as proficiências a desenvolver. Este documento procura, também, – sobretudo pela sua componente investigativa – realçar que um professor se constrói a partir da harmonização entre o conhecimento científico, o conhecimento científico-pedagógico, a reflexão e a investigação-ação. Além disto, pretende evidenciar que o gosto pela leitura passa pelas conexões entre o saber ler e a emoção de ler, aliando, a esta última conexão, o humor, com o intuito de promover a leitura.
- Saber ouvir: as crianças têm algo para dizerPublication . Conceição, Cátia Lisandra Spínola; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Estágio, intitulado “Saber ouvir: as crianças têm algo para dizer”, evidencia a construção do perfil docente decorrente da Prática Educativa Supervisionada, Unidade Curricular integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Deste modo, este trabalho representa o culminar das aprendizagens desenvolvidas ao longo dos dois anos do mestrado, pelo que se tornou necessário explanar e refletir sobre aquele que foi o percurso da mestranda, nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, durante a prática educativa levada a cabo. A par disso, o presente documento pretende também evidenciar as linhas teóricas que fundamentaram e orientaram o processo de ensino e aprendizagem vivenciado. Como tal, este relatório apresenta, ainda, uma componente investigativa - essencial ao percurso formativo e profissional do docente -, que tencionou demonstrar de que modo a produção de textos escritos promove o desenvolvimento de competências ligadas à expressão oral. O projeto traçado foi, então, impulsionado pelas fragilidades apresentadas pelos alunos nos domínios da Oralidade e da Escrita e pelo facto de estes serem cruciais para a formação de cidadãos informados e ativos na sociedade. A oralidade, contudo, tende a ser subvalorizada pelos docentes que creem que a aquisição de competências deste domínio provém de momentos informais ou que não são planificados. Assim, foi criado um desenho das hipóteses de ação, que agrega os domínios supramencionados, fazendo da Escrita um suporte para a produção de textos orais